3 de mai de 2012

Encanto por Tricia Rayburn

Encanto - Sereia #2

Com spoiller do livro anterior!
Nada tem sido normal na vida de Vanessa desde que ela descobriu que sua irmã foi morta pelas sereias - mulheres fatais das profundezas marinhas - e que tudo que sabia sobre sua família era falso. Seu namorado, Simon, sempre foi o porto seguro de Vanessa, mas agora ele está de volta à faculdade numa cidade distante, e ela acaba se envolvendo com o lindo e popular Parker, seu colega de escola. Repensando seu relacionamento com Simon e incerta sobre as intenções de Parker - e sobre as suas em relação a ele -, ela está mais perdida do que nunca. Assustada com tudo que vem descobrindo em relação a si mesma e à sua família desde que se transformou em sereia, Vanessa nunca se sentiu tão só. Mas seus problemas pessoais devem ser postos de lado, pois as sereias malignas de Winter Harbor estão de volta e querem vingança. Agora, Vanessa precisa entender seu passado e aceitar que é tão fascinante e perigosa quanto suas adversárias.

Autora: Tricia Rayburn
Editora: Verus
ISBN: 9788576861712
Páginas: 318
Nota:
Livros anteriores: Sereia

Quando se fala em literatura fantástica, logo surgem as mitologias. Qualquer criatura, seja um vampiro clichê ou uma nova espécie que nunca ninguém ouviu falar, tem uma história, e é dever de cada autor retratar esse universo sem furos. O segredo de um bom livro sobrenatural, além de bons personagens, é a forma que esse mundo é apresentado. Em Sereia, primeiro livro da trilogia de Tricia Rayburn, a colocação das lendas sobre essas mulheres-peixe na vida da protagonista foi excelente, o que aumentou a expectativa para a continuação, Encanto. Por que trilogias costumam ser tão instáveis quando se fala em segundos volumes?

Durante a tentativa de matar Zara e Raina, Vanessa acabou se transformando em sereia. Litros e mais litros de água salgada começaram a fazer parte do seu dia-a-dia, assim como o poder de encantar os homens a sua volta. E é aí que entra a suspeita que seu namorado, Simon, na verdade seja apenas outra conquista de sua espécie. Como se as coisas já não estivessem suficientemente ruins, parece que o congelamento da praia não funcionou e corpos sorridentes continuam a aparecer. Vanessa não se conhece mais, não conhece o namorado ou os próprios pais. Ela não sabe até aonde vai sua segurança, principalmente com olhos prateados desejando vingança por aí.

Sereia foi um livro intenso, carregado de informações, que não só introduziu uma série como apresentou uma mitologia própria com riqueza de detalhes. Já em Encanto, o ritmo foi mais lento, não havia aquele impacto de ações como teve no primeiro livro. Além de que Tricia simplesmente nos larga na história e ponto. Sem retrospectiva, sem qualquer "anteriormente em...". Quem lê os dois seguidos, ótimo. Quem, assim como eu, demorou um ano e leu mais de 100 livros entre eles, foi complicado se situar. Durante umas boas páginas eu precisava quebrar a cabeça para lembrar de todos os detalhes - pois todos são relevantes. 

Vanessa me irritou demais nesse livro. Começou, então, aquele maravilhoso - só que não - momento em que surgem questionamentos e pensamentos como "Não podemos ficar juntos porque eu não sou humana" e todo esse clichê insuportável. Estava lá, Simon, o doce, inteligente e compreensível Simon, e a garota fica se remoendo. Estar na cabeça dela nesses momentos não é a coisa mais legal do mundo. Surge Parker, popular e lindo, que mexe com a protagonista já dividida. Rá, Tricia, esperta você! Triangulo amoroso só depois de firmar um público, muito inteligente! TEAM SIMON!

Pelas minhas expectativas altas demais, acabei ficando um pouco decepcionada. Porém isso não significa que o livro não seja muito bom - ele é! Encanto continua com o melhor de seu volume anterior: boa história, equilíbrio entre calma e tensão, a fofura do Simon e uma atmosfera misteriosa cativante - ah, claro, o efeito sinistro da capa. Não vejo a hora para Dark Water por aqui, mas vai demorar. Recomendo? COM CERTEZA!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

14 comentários:

  1. Li o primeiro livro e gostei, agora fiquei mais curioso para ler esse segundo e com um certo receio, mas ainda assim quero saber mais sobre a mitologia que a autora criou, é uma pena que esse livro seja mais lento!

    ResponderExcluir
  2. Já vi tanta gente falar mal desta série que nem me atrevo a tentar ler este livro. Mas, talvez, por se tratar de sereias algo que nunca li antes eu me sinta um pouco tentada algum dia.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  3. Muita gente falou mal dessa serie mas ate agora ainda não me arrisquei a ler e forma a minha propria opinião ! Mas vou tentar ler o primeiro livro afinal adoro sereias ! ^^ otima resenha ! beijos !

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adorei sua resenha, fiquei muito interessada em ler o primeiro, adoro livros com temas sobrenaturais e um livro de sereias deve ser muito bom, mas vou confessar que o segundo não me animou muito, mas vou tentar ler o primeiro e ver no que vai dar né!
    Bjussss >.<

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente...
    A capa nem a sinopse desses livros me atraem.
    Talvez seja eu que não esteja em um bom momento para estórias assim mais bobinhas.

    Se tiver nas mãos eu leio. Se não n vou ficar procurando tb.

    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir
  6. Não li a resenha já que você marcou que tem spoiler do livro anterior o qual eu também ainda não li, mas como você marcou 4 estrelas quando tiver um tempo pretendo dar uma chance a essa série.

    ResponderExcluir
  7. só ouço falar bem dos livros da Tricia, mas não me interesso muito
    quem sabe um dia quando tiver mais tempo eu leia :P
    adorei a resenha, parabéns :D

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li o primeiro, mas tenho vontade. Nunca li nada sobre sereias, só conheço mesmo os filmes, rs. Agora que o vol 2 ja saiu, tenho que me apressar!

    ResponderExcluir
  9. Não li o primeiro livro. Não sei se faz muito meu estilo, mas vou procurar a resenha dele pra saber mais.
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Concordo trilogias e series são complicadas. Não sou mto fâ. PRefiro livros em que a historia começa e termina. A não ser que a serie seja excelente.Mas tenho Sereia e apesar de ainda não ter lido, comprei mesmo pela capa que achei linda, a historia ficou em segundo plano. Com Encanto por certo será a mesma coisa. Bjkss

    ResponderExcluir
  11. Nossa, essa capa é linda..Com essa resenha então..!
    Abraços.

    http://viagemaocentrodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Li o primeiro, e anseio por ler o segundo. Além de abordar uma mitologia diferente, Sereia é um livro sombrio e surpreendente. Espero que Encanto também seja!!!

    ResponderExcluir
  13. Li os dois e não me estou me aguentando para ler o ultimo livro da série. Alguém ai sabe se tem alguma previsão para o lançamento do ultimo livro seja aqui no Brasil ou nos EUA?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal a sua resenha! Adorei o primeiro livro, gostei do segundo e tô louca pra ler o terceiro!!! Será lançado nos EUA em 10 de julho.. Aqui? Só Deus sabe. =\

      Excluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!