29 de mai de 2012

Deslembrança por Cat Patrick

Deslembrança

Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

Autora: Cat Patrick
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580571622
Páginas: 256
Nota: 

"Você se lembra de...";"Ontem, eu...";"Quando eu tinha cinco anos..."; Lembranças. Já imaginou viver sem elas? Formar um caráter sem poder se basear em antigas escolhas, repetir seus erros como se fosse a primeira vez ou então não recordar de nenhum sonho realizado? É nessa ideia um tanto perturbadora que Cat Patrick se inspirou para escrever Deslembrança, lançado recentemente no Brasil. Por mais real que seja, por menor que aparente a influencia sobrenatural, esse é um livro que precisava de muita explicação, muita introdução e muita lógica. Er... Ops?

A memória de London é apagada toda madrugada, exatamente às 4h33. No lugar de lembrar o que já viveu, ela tem recordações do futuro. Dá para viver normalmente, sempre tendo vários bilhetes com os fatos principais de seus dias, uma espécie de agenda em que está toda sua vida. Um garoto novo, uma lembrança nova. Estariam ligadas? O que o doce Luke tem a ver com um cemitério?

O erro de Cat foi seu inicio. Sem nenhuma explicação de antemão, ela nos larga na história e deu. Ok, você leu a sinopse, mas não sabe como isso aconteceu na vida da protagonista. De onde vem sua falta de memória? Uma doença? Um trauma? Influencia sobrenatural? Mutação genética? Qual sua última lembrança? Um acidente como em "Como se fosse a primeira vez"? London nasceu assim? Faltou lógica em muita coisa, e outras várias partes ficaram confusas.

Deslembrança me fez refletir demais. Confesso que nunca tinha imaginado viver sem lembranças. Já acho difícil me situar quando esqueço de onde conheço alguém ou o número do meu celular (não faço a menor ideia do número do Chip 1, me julguem!). Imagine então não lembrar NADA. Você pode amar alguém que você não conhece? Você pode odiar com todas as suas forças alguém que está vendo pela primeira vez? Estranhei que London acordava todo o dia sabendo quem era, que morava com sua mãe, que tinha que ler bilhetes, e que na escola encontraria Jamie, sua melhor amiga. Alguém que não tem lembranças, não sabe isso. NÃO SABE. E a explicação foi insatisfatória, por mais que responda, os buracos que ficam são enormes.


Mas se é tão ilógico assim, por que você deu quatro estrelas?  London e Luke, o casal principal, me ganharam. Gente, eles são muito amor! Ela é uma garota decidida, que quando coloca algo na cabeça - e nos seus bilhetes, óbvio -, faz o possível para resolver. Luke é perfeito - e, se me permite, até demais. Lindo, simpático, carinhoso, compreensivo... Um tanto comercial. Mas eu adorei ele - por mais irreal que pareça.

Falta lógica e um pouco mais de defeitos em Luke, mas eu adorei o livro. Deslembrança foi uma leitura rápida, que fez refletir e suspirar. Talvez a melhor parte disso eram minhas baixas expectativas - esperava pouco, encontrei bastante. Parece que não tem continuação, mas o final é bem satisfatório (claro, relevando as coisas sem sentido). Recomendo! E quem já leu, vamos discutir sobre amar alguém que você não conhece, tá?
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

8 comentários:

  1. Eu estou doido para ler esse livro, mas não surgiu oportunidade para lê-lo ainda!!! Chance de alguma promoção? *-*

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas. Leia sim!! :D Chance de promoção? Não sei... Quem sabe se a resenha tiver uns 10 (ou de preferencia mais) comentários?!
      Obrigada pelo comentário! Bjs.

      Excluir
  2. Na turne da intrinseca e a representante nos explicou toda a historia e eu me interessei bastante ! A resenha esta otima ! A nota foi merecida ! Embora eu ainda não tenha lido o livro ! beijos !

    ResponderExcluir
  3. encomendei este livro e não vejo a hora de chegar pra mim ler *-*
    estou super ansiosa ;~~

    ResponderExcluir
  4. Das várias resenhas que já vi sobre esse livro o pessoal tem reclamado dos buracos que a história tem. Confesso que isso me desanimou totalmente, não gosto de histórias em que não se amarre todos os fatos, por isso não sei se um dia lerei esse livro. Nem imagino como seria viver sem lembranças, não acho possível amar alguém que não se conhece, por isso dificilmente acredito em amor a primeira vista, atração sim mas amor não. Ótima resenha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lais! EXATAMENTE! O caso de London é que ela ama loucamente alguém que ela conheceu naquele dia - alguém que ela viu apenas naquele dia. Não é atração ou paixão platônica, é amor. Pode isso?!
      Obrigada pelo comentário! Bjs.

      Excluir
  5. Não morri de amores pela história, mas assim que puder, quero ler, achei a proposta do livro bem interessante, e mesmo com todos esses "buracos" , acho que posso gostar.

    ResponderExcluir
  6. Eu quero tanto ler esse livro! Tanto tanto tanto! Acho ele tão fofo! Esse tema, a capa...parece ser bom demais e me encantei com esse livro *-*

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!