16 de mai de 2012

Brilhos por Sophie Bennet

Brilhos - Linhas #2

Com spoiller leves do livro anterior
Crow está vivendo o sonho de todo estilista. Nonie fisgou a atenção de um garoto maravilhoso. Jenny ensaia agora sua nova peça. Edie, porém, está com problemas... Em meio à euforia com a chegada da primeira coleção de Crow às lojas que vestem as garotas mais antenadas de Londres, surgem sérios rumores de que as tão cobiçadas roupas vêm sendo produzidas à custa do trabalho escravo de crianças na Índia. Não pode ser, claro... Ou será que pode? Na dúvida, as amigas topam ir conferir. Lá, elas não só descobrem a explosão de cores e brilhos de uma cultura que ainda não conheciam, mas também deparam com uma grande questão: o que vale mais, seus sonhos ou seus ideais? 

Autora: Sophia Bennet
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580570670
Páginas: 305
Nota: 
Livros anteriores: Linhas


É da natureza das pessoas criar conceitos antecipados sobre qualquer coisa. A partir de um primeiro contato, você cria uma opinião, e vai de cada um repensar ou não dar o braço a torcer. Jogue o primeiro clássico  de Shakespeare quem nunca julgou um livro pela capa, pelo título, pela pequena sinopse. Em algum momento você já fez isso, admita! A série Linhas, de Sophia Bennet, é constantemente tagueada com "boba", "infantil" ou "vazia". Garanto para você: quem disse isso, nunca leu. Nem todos os infanto-juvenis com capas fofas são perda de tempo.

Depois que a coleção de Crow para a Miss Teen foi um sucesso, a vida das quatro amigas mudou. Jenny, uma estrela em ascensão, está mais confiante. Crow, agora famosa por seus desenhos diferentes, está ainda mais atarefada. Nonie virou uma empresária de moda, e tudo está ótimo em sua vida, assim como o garoto cara do Robert Pattinson novo. Já Eddie, que fica cada vez mais conhecida pelo seu blog ético, se vê em problemas ao ser hackeada. Denúncias feitas por um grupo californiano trazem a suspeita de que as roupas da nova coleção de Crow foram feitas por crianças escravas. Calunia da oposição ou as novas estilistas se envolveram com projetos ilegais?

A maior característica da narrativa de Sophia é seu poder em colocar entre várias histórias comuns sobre a vida de quatro garotas, um grande problema social que atinge o mundo todo. Não se pode pensar que só por estar na TV, não está no seu dia-a-dia. Dessa vez a autora trouxe o caso das crianças escravizadas no Oriente Médio. Por meio de conversas cheias de dados de Eddie com as amigas, vamos conhecendo um pouco mais dessa realidade. Literatura precisa de conscientização - implícita, ou não.

Nesse livro, as protagonistas estão mais maduras, mesmo tendo se passado apenas cerca de um ano entre Linhas e Brilhos. Nonie continua mega divertida, com sua ousadia gritante quando se trata de moda, e o jogo de cintura que conduz bem a trama. Eddie compete com Nonie no lugar de minha favorita. Blogueira, muito inteligente e dá aula de como lidar com provedores, servidores e todas essas coisas irritantes (quem é blogueira sabe bem do que eu to falando =S).  Crow é uma personagem de poucas palavras, que deixa que seus desenhos falem por si - ela é meio alheia a tudo. Já Jenny quase sumiu - pouquíssimas aparições, relevância quase nula.

Brilhos é um livro doce, gostoso de ler e com uma história cativante. O livro traz uma lição de moral para a sociedade que é realmente necessária, mas por se tratar de um titulo pequeno acompanhado de uma capa colorida e com vestido e coraçõezinhos, não é muito levado a sério. Uma pena, mesmo. Não é minha série favorita, mas gosto de acompanhar as aventuras de Nonie e companhia. Recomendo!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

7 comentários:

  1. Outro livro fofo! Nem li o outro ainda, o primeiro, não sei quando vai ser isso, mas a dica já ta anotada.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. estou louca para ler está serie
    as capas são lindas *-*

    ResponderExcluir
  3. A capa é uma fofura mas como não acompanho a serei deixe esse livro pra mais tarde ! :)

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma das milhares de séries que eu quero muito ler, mas ainda não tenho os volumes, sobre a capa fazer com que o livro não seja levado muito a sério eu tenho que concordar.

    ResponderExcluir
  5. As capas dessa serie são tão fofinhas e remetem a uma cosia meio princesa (que eu amo),queria muito ler essa serie,todos falam super bem e sua resenha ficou ótima*_*

    ResponderExcluir
  6. Ai...acabaram de me jogar um classico na cabeça,heheh. Sim julgo pela capa, compro pela capa, não compro pela capa. Essa serie me trás sentimentos contraditórios, quero e não quero. Quero ler, mas não quero comprar. Vai entender...

    ResponderExcluir
  7. Já vi ele na livraria, mas nunca me chamou a atenção... A capa é muito fofa!!!

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!