5 de abr de 2012

Quem vai dormir com quem? por Madeleine Wickham

Quem vai dormir com quem?

Chloe precisa de férias. Philip, seu marido, está obcecado com a possibilidade de ser demitido. Hugh não é um homem satisfeito. Amanda, sua mulher aparentemente perfeita, parece se importar mais com a reforma da casa que com ele. Talvez uma semana de férias possa mudar isso... As duas famílias levam um susto quando se veem juntas numa casa no sul da Espanha, emprestada por um amigo em comum. A primeira questão a ser resolvida é a divisão de quartos. O que Philip e Amanda não sabem, no entanto, é que Chloe e Hugh foram apaixonados um pelo outro no passado – e que talvez essa confusão não tenha sido uma simples coincidência.

Autora: Madeleine Wickham Sophie Kinsella
Editora: Record
ISBN: 9788501089472
Páginas: 319
Nota: 

Uma das grandes decepções da minha vida foi descobrir que Sophie Kinsella não existe. Ok, exagerei, não foi uma grande decepção, apenas um choque. Como você não sabe que uma de suas autoras favoritas é um pseudônimo?! Em minha defesa, nenhum dos livros cita que, na verdade, seu nome de batismo é Madeleine Wickham. E, depois de ler Quem vai dormir com quem?,  realmente entendi porque ela não assinou o mesmo nome de seus chick lits. Madeleine Wickham e Sophie Kinsella são pessoas completamente diferentes.

O livro tem uma premissa simples: duas famílias que não se conhecem, passando por crises particulares, decidem tirar uma semana de férias na Espanha, em uma casa emprestada por um amigo em comum, Gerard. Sem saber, eles acabam chegando no mesmo dia, pretendendo passar o mesmo período. Dividir uma casa, mesmo que enorme, entre dois grupos não é fácil, imagine então que Chloe, casada com Philip e mãe de Sam e Nat, teve um breve relacionamento que não acabou bem com Hugh, casado com Amanda, pai de Octavia e Beatrice. Poucas pessoas tem uma segunda chance, porém nem todo mundo precisa dela. Ou precisa?

Para começo de conversa, esse não é um chick lit. Pelo menos, não na forma exata do gênero, arrancando gargalhadas - o que é uma das características mais fortes da autora. Quem vai dormir com quem? está mais para um romance, uma ficção leve que trata do cotidiano de nove pessoas que se cruzam nas férias, e tem que aprender a conviver em harmonia.

Os personagens são muito interessantes. Chloe é trabalhadora, determinada e criou Sam sozinha durante um tempo, quando o pai, um professor da faculdade, não quis assumir. Aí ela conhece o doce Philip, que assume a criança, e agora enfrenta uma grave crise no trabalho. Amanda é dona de casa socialite, cuida das filhas pequenas e está sempre preocupada com as aparências, enquanto o marido, Hugh, trabalha sem parar nem para conhecer direito as filhas. As peculiaridades de cada um são fortes, os problemas da vida estão lá - e eles precisam, educadamente, manter isso para si. Uma personagem que eu adorei foi Jenna, a babá de Octavia e Beatrice, que via tudo, ouvia tudo e disfarçava a verdade com "Brincadeirinha". 

O modo que Madeleine conduziu a história foi bem leve. O tempo que as duas famílias passaram juntas é bem pequeno, mas pela quantidade de coisa que acontece poderia ter sido dez vezes mais. A narrativa é fluida, em terceira pessoa, sendo imparcial pelos vários pontos de vista. Isso ajudou no fator surpresa, pois o rumo que as coisas tomam é bem inesperado.

É muito bom, porém se eu não tivesse esperando um livro de Sophie Kinsella, teria dado nota maior. Quem vai dormir com quem? é um romance bom de ler, com personagens bem formados e narrativa estruturada. Só sei que preciso reafirmar a autora que conheço e já caí de cabeça em uma livro de Madeleine como Sophie. Pelo menos uma vez na vida, entendi o por quê pseudônimos. Recomendo.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

4 comentários:

  1. Quando vi o título imaginei que fosse um daqueles romances hot, mas parece que me enganei. O que me deixou mais interessada, pois gosto desse negócio de explorar a mente dos personagens, principalmente de modo imparcial. Nos faz pensar melhor sobre as outras pessoas.
    Amei a resenha.

    Bjs
    Pamela Chris

    P.S. Tá rolando concurso (p/ ganhar livro autografado) e dois book tour no meu blog ;) www.pamelachris.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tâmara Gabriela8 de abril de 2012 00:20

    Ótima resenha.
    Confesso que antes de ler a resenha eu tinha outra visão do livro. Mas a sua resenha ajudou a esclarecer muita coisa. Agora eu tenho mais vontade de lê-lo do que antes.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Acredita que ainda não li nada da Sophie Kinsella? AInda...
    Mas vi que você gostaa bastante dela. Já tinha visto esse livro np site, mas não me interessei muito. A capa passa a ideia de ser outro tipo de história. Mas sei lá, não descarto a possibilidade de ler algum dia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Imaginei uma coisa totalmente diferente.
    Intrigas entre garotas e garotas querendo saber quem vai pegar quem.

    Bem, mudou a idade e profundidade da trama.
    Não sabia que a sophie escrevia com pseudonimos e não conhecia esse livro.

    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!