22 de abr de 2012

Menina de Vinte por Sophie Kinsella

Menina de Vinte

Lara Lington sempre teve uma imaginação fértil. Agora ela começa a se perguntar se está ficando maluca de vez. Meninas normais de vinte poucos anos não veem fantasmas, né? Pelo menos era o que ela pensava até o espírito da tia-avó Sadie, que foi uma jovem dançarina de Charleston com ideias avançadas sobre moda e amor, aparecer misteriosamente com um último pedido: Lara precisa localizar um colar que foi dela por mais de 75 anos. Só assim tia Sadie poderá descansar em paz. Além de encontrar a joia, Lara tem que lidar com probleminhas do dia a dia: a sócia foi curtir um romance em Goa, sua empresa está afundando e ela acabou de ser abandonada pelo homem “perfeito”. Nesta divertida história, Lara e Sadie são duas meninas de vinte bem diferentes que vão aprender a importância dos laços familiares e da amizade.

Autora: Sophie Kinsella
Editora: Record
ISBN: 9788501084927
Páginas: 496
Nota: 

Pode admitir: você já falou sozinha alguma vez. Sem problemas! Na maioria dos casos, isso é comum, não declara nenhuma anomalia, nem necessidade imediata de internação num hospício. Não é nada mais que  uma tentativa de "entender os sentimentos e transformá-los em palavras que provoquem o entendimento do que estamos sentindo". Freud explica isso! Mas é claro, existem alguns poréns, como por exemplo, você começar a ver sua tia-avó morta aos 105 anos andando e falando por aí com vestidos melindrosas. Já imaginou Sophie Kinsella narrando um sobrenatural? Quase um chick lit, só que com fantasmas!

Lara anda com alguns problemas na vida pessoal (seu namorado perfeito, Josh, terminou com ela sem nenhum motivo aparente e se recusa a retornar as quatrocentas e dezessete mensagens desesperadas que ela deixou na caixa postal) e profissional (sua sócia a trocou por um caso de amor em Goa). Mas nada se compara a loucura que começa quando sua tia-avó, Sadie, aparece em busca de seu precioso colar. Um detalhe: Sadie está morta - porém mais viva que muita gente respirando por aí.

Sophie Kinsella é conhecida por seus chick lits, e qualquer tentativa de fazer seu livro ganhar um ar sobrenatural não funcionou. Mesmo que Sadie seja fantasma, mesmo que Lara fale - e ajude - alguém que já morreu e só ela consegue manter contato, é impossível que Menina de Vinte pareça algo que não um romance divertido. Sem atmosfera sombria, sem reflexos no espelho, sem fantasmas além da espirituosa e egocêntrica Sadie. 

Lara não é a melhor protagonista que Sophie já criou (realmente não consigo me decidir entre Samantha Sweet, Emma Corrigan e Becky Bloom), entretanto é igualmente encantadora. Sua relutância ao acreditar na existência de Sadie e na procura do misterioso colar é compreensível, ela é uma personagem cativante e esperta. Só me incomodei com a obsessão por seu ex-namorado, Josh. 

Mesmo assim, romance não é nem de longe o central de Menina de Vinte, tanto que até a página 200 eu tava bem descrente que a protagonista teria um par romântico no decorrer da história. O livro é sobre Lara ajudando Sadie encontrar seu colar perdido, pronto. Nisso sai um mistério - mascarado com muita diversão - inteligentíssimo e que só dá para juntar as peças lá nas últimas 100 páginas (pode parecer muito, mas convenhamos que não é fácil manter um mistério cativante por 400 páginas).  

Pode não ser meu livro favorito da Sophie (que eu também não consigo me decidir), mas é maravilhoso. Deu para gargalhar, se divertir e frustar ao mesmo tempo, achar alguns personagens encantadores e outros insuportáveis. Novamente, Sophie Kinsella não decepciona com mais um chick lit engraçado, inteligente e fofo. Mais um ponto para ela!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

5 comentários:

  1. Gostei da resenha, eu já tinha ouvido falar que esse livro é muito bom. Como eu disse , ainda não li nada da Sophie Kinsella, mas espero logo poder conferir um de seus livros.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha.
    Nunca li nada dela, mas falam muito bem desse livro, e com a sua resenha eu fiquei animada para lê-lo.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. oi boa noite ^^
    gostaria que você fizesse sorteio desse livro ;)
    essa resenha me deixou com gostinho de quero mais XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Obrigada pela sugestão, vou falar com a editora - mas não tenho certeza por não ser lançamento... De qualquer forma, dá pra ficar de olho no Submarino que esses dias tava com promoção ótima do livro :D
      Bjs

      Excluir
  4. Gosto muito da Sophie, mais do que da chata da Marian keyes (éee, é chata mesmo, tô nem ai) Li todos os romances dela menos o último da Beck e esse, rss, mas isso é algo que eu pretendo corrigir logo pois sempre rio e descontraio muito com essa autora.

    Tah, fazer algo sobrenatural pode n ter funcionado muito, mas nós damos um desconto n é mesmo?

    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!