16 de abr de 2012

Botas, botas e... Mais botas!

Verão é a estação da praticidade. Se você não pode viver só de biquíni, é só pegar um vestido, uma blusinha ou qualquer roupa bem leve e pronto, acabou a produção. Já no inverno a conversa é completamente diferente. O shorts vira calça, a blusa ganha mangas e mais algumas duas sobreposições, entram as echarpes, luvas, e não esqueça o casaco de lã! E para o toque final, você troca a rasteirinha por botas! E não é porque passa inverno, entra inverno, as botas são as mesmas sempre. Ah, não são mesmo. E quer saber o que tá em alta em 2012?
Dsquared2, que é uma grife internacional de street style, investiu nos coturnos. Seria esse a palavra oficial que colocaria os coturnos com modelo de bota principal da moda casual (rimou!) do inverno 2012? Nope. Karl Lagerfeld fez isso. Chanel, sinônimo de feminilidade e sofisticação, teve uma vibe mais urbana, e trouxe os coturnos com algumas leves mudanças. Enquanto Dsquared2 se diferenciou pelo salto baixo e metalizado, ela apostou no visual croco, texturização. Porém, no geral, a bota aparece clean nas vitrines, sem grandes frufrus. Além de que coturnos podem tanto complementar um look básico com jeans, rebelde com legging de couro, ou fazer uma quebra na delicadeza de um vestido floral. E ainda tem quem diga que é um sapato difícil de combinar.
Outro sucesso das passarelas foi a Over The Knee, aquela bota com cano altíssimo que tem sido vista nas celebs há algum tempo. Dior e Burberry foram dois grandes nomes que apostaram na peça. Como elas vão até a metade da coxa, o material preferido é couro ou látex - que pode dar um apelo até mesmo vulgar à bota. Surge aí os truques de stylling para dar outro estilo ao sapato: cores, texturas, ou como fez Dior: aplicação de pele e detalhes metálicos. Importante: botas over the knee achatam a silhueta. Só use se você for alta - e de cor diferente da calça jeans (porque comprimento mini achata ainda mais) se você não sofrer de coxa grossa. Definitivamente, não é meu modelo favorito - ainda mais depois da decepção que Givenchy me causou com seu modelo horroroso não muito agradável aos olhos (aqui).
Fãs de ankle boot, duas palavras para você: salto-wedge! São as maiores apostas da industria calçadista. No verão, a versão do salto era para as espadrilles, no inverno ele aparece nas botas pelo tornozelo. Os modelos mais legais passam longe da definição "básico": estampadas, preferencialmente com animal print de leopardo, ou coloridas, com salto que mais parece da Lady Gaga de tão estruturado. Claro, existem os modelos de camurça preto, caramelo ou cinza - mas nada se compara àquela bota azul.
Duvido que exista uma mulher no mundo que não goste de botas - e são poucas as que não tem pelo menos um modelo no armário. Botas são ícones, e o melhor: versáteis. Se encaixam em qualquer estilo, esteja você bancando a rebelde ou a mocinha dos anos 60. São esportivas, sofisticadas, pretas, coloridas, altas, baixas, de fast fashion ou Louboutin - são o que você quiser e precisar (só não vale aquelas plataformas que parecem tijolos!).
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

5 comentários:

  1. Adorei! E você acabou de me lembrar: Preciso de uma bota nova, tô sem nenhuma. Mas dessa vez quero uma simples, sem salto e de cano médio, igual a 1ª da ultima foto. O friozinho já ta chegando e esse é um item importante no guarda-roupas.


    P.S.: Que chato isso que tá acontecendo, tomara que essa pessoa desocupada arranje algo útil pra fazer.

    ResponderExcluir
  2. Amei o post e gostei da dica final "só não vale aquelas plataformas que parecem tijolos!" hahaha é verdade, isso é muito over! beijos

    blogitfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amo inverno, amo botas.
    Odiei a Over The Knee, e nunca poderia usar porque sou baixinha. :/
    Adoro ankle boot.*-*

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Guriia de Deus.. eu sou péssima pra me vestir no inverno. Como vc falou, é muito mais fácil no verão.
    Moda nas botas é complicada. Elas já tem um ar mais pesado, por serem grandes, pelo cano, enfim. E tudo oq vc adicionar a isso chama mais atenção à peça ainda então.. complicado. Eu gosto das básicas, pq aqui no sul ela é muito mais que uma peça de roupa: ela é fundamental pra não passar o maior frio durante o dia todo!
    quanto aos modelos, coturno é sempre coturno, pdoe fazer oq quiser continua horrível. A a Over The Knee é um sonho, mas não sou mto alta, então acho q ia ficar estranho!..

    ResponderExcluir
  5. Essa botas de cano altíssimo de couro preto fica imossível não lembrar do filme "Uma linda Mulher"
    Mais uma vez lindo, mas nos outros!

    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!