7 de fev de 2012

Escócia, India, Inglaterra... Paisley tá no Brasil!

Olha, nós podemos até fazer uma lista de itens fashion dos anos 70 que voltaram com tudo nessa temporada, mas acho que por amor ás arvores é melhor nem começar. E amor pelas árvores é algo essencial nessa vibe hippie que tá por ai. Falando em hippie, outro destaque da temporada que é inspirada nesse movimento é a estampa Paisley, também conhecida como Cashmere. 
Com fortes influencias internacionais, a estampa foi produzida na Escócia, porém é famosa por todo seu sucesso na India - o lugar original da print. Foi nos anos 70 que ela se espalhou pela Europa, chegou as Américas, apareceu muito no Brasil e agora, 40 anos depois, ela está de volta, colorindo as peças e dando aquele charme hippie/boho/folk que é símbolo de it girl. Tanto que hoje em dia, a Inglaterra mantem a estampa como um simbolo britânico, seja na pintura da xícara do chá das cinco ou na estampa do casaco da Princesa Kate.
Paisley nada mais é do que folhas cheias de pontas e curvas, formando um étnico desenho abstrato e muito colorido. A estampa tem uma sensação de movimento por causa do tamanho das folhas, umas maiores, outras menores, todas se unindo e misturando. 
Não é novidade que os estilistas adoram se inspirar na cultura asiática pra compor suas coleções, e quando não escolhem brincar com os toy art do Japão, partem para essas estampas indianas desejadas pelo mundo todo. Não lembra do sucesso que foi quando a Globo exibia Caminho das Indias?! Nas Semanas de Moda europeias, a estampa já apareceu em várias coleções, como Chlóe, Alexis Mabille, Kenzo, Alice Olivia, Paul and Joe, Just Cavalli, JW Anderson e muito discretamente em Oscar de la Renta. Entendeu o motivo do sucesso?
Agora no verão aposte na estampa em tecidos leves e suaves transparências (fica mais moderno!), como a seda por exemplo. Para deixar mais discreto, vale apostar no fundo escuro - além de que é mais sofisticado. Já no fundo branco, a estampa se destaca mais. Elas também aparecem em rendas, mais delicadas, femininas e menos obvias. Mas nada ganha em discrição do que Paisley em jacquard, aquele tom sobre tom minimalista e sofisticado (é o preferido da realeza britânica!).
Ela combina com estampas discretas, como listras da cor da Paisley ou então, pra não ter erro, com peças lisas. É obvio que as mais coloridas são mais alegres e ficam melhores no dia-a-dia, enquanto as mais fechadas e com brilho ou tecido metalizados vão para noite/situações mais formais. Elas fizeram a cabeça em turbantes no verão em saias longas e macacões - mas são combinam com qualquer roupa ou até acessório. Particularmente, sou apaixonada por chemises, batas e vestidos - bem hippie mesmo!
Pode apostar com tudo! Se está muito tarde, vale investir numa pashimira/echarpe/lenço que vai dar o toque Paisley quando o inverno chegar. É lindo, colorido, divertido e, melhor, completamente internacional. E agora é um bom momento para adiantar a trendy que vai voltar daqui há cinco anos que reprisar Caminho das Indias. Eu quero!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

5 comentários:

  1. Ameia as roupas ! Fiquei feliz que tenahm trazido aquele estilo atona de novo , ele não é feio e um estrenho fashion !Tem gente que gosta desse estilo tem gente que não eu particulamante gosto desse estilo é muito fofo e traz bem o estilo do verão ! Poruqe essse modelos demoram tanto pra chegar no Brasil !? Sei que não sou uma ekespert em moda mas tambem !Esses modelitos arrazam no luk !
    Queria que essa moda chegasse logo no Brasil ! Aff! Bem qui eu ja mi vou ! Beijos !

    ResponderExcluir
  2. É notável que os estilos de roupa e de se vestir em diversas localidades são diferentes, pois existem culturas e as peças são feitas pra se acomodar as pessoa lhes proporcionando se sentir bem com elas.
    Tô curtindo os posts de moda daqui, tem coisas que sequer sabiam que existiam.
    Adorei a Adele ali nas fotos, gosto muito dela.

    ResponderExcluir
  3. Sou super ligada nestas modas meio hippie/folk que voltaram com tudo. E adoro esses vestidinhos estampados e levinhos, que são bem confortáveis e uteis.
    Gostei bastante desta moda ter voltado, ela é bem internacional e, na minha opinião, é bem fofa. Essa influencia indiana é super cool e eu fui muito na onda também quando passou caminho das índias, na Globo. Vamos e venhamos, aqueles tecidos eram LINDOS. Cada um com um detalhe especial e as vezes até metalizado, que eu AMO!!
    Sério, estou adorando as matérias de moda que vocês andam publicando.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa cada look realmente incríveis!!!!Essa é uma moda que com certeza chega para grudar na cabeça e no corpo das belas que estão de platão para ficarem lindas e super confortáveis no verão!!!!!! Mas é claro que quem tem cabeça aberta e criativa usa para qualquer tempo.
    Adorei aqueles primeiros looks com os oxfords! Lindos! E amei também o da Adele!=^.^=

    ResponderExcluir
  5. Tá vendo?! Ta me surpreendendo! To adorando as dicas de moda. Se eu não tivesse visto, continuaria vendo com certo preconceito esse tipo de estampa. Mas vi os looks, e alguns eu usaria com certeza! Nunca gostei muito dessas estampas, mas a gente precisa ousar, e experimentar de tudo neh?! De repente eu até fico bem com esse visual e tô perdendo tempo!hehe

    @karolyne_so
    Beijinhos

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!