2 de fev de 2012

Em Chamas por Suzanne Collins

Em Chamas - Jogos Vorazes #2

Com spoiller do livro anterior
Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia, Em chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos Vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos e por 130 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times, a trilogia assinada por Suzanne Collins ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para março de 2012. Depois de os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800641
Páginas: 416
Nota: 
Livros anteriores: Jogos Vorazes
Comprar

Considerando que Becca Fitzpatrick e Cassandra Clare resolveram frustrar um pouco mais os leitores e acrescentar um ou três livros a mais em suas séries, proclamo Jogos Vorazes a melhor trilogia da minha vida. E olha que eu não gosto de distopias. Suzanne Collins me ganhou com sua criatividade, sua genialidade maligna, sua escrita perfeitamente envolvente, e claro, com o Peeta.

A calma que se espera depois do fim dos Jogos Vorazes, com Katniss e Peeta vivos, não dura muito. Depois que ela desafia a Capital para não precisar matar Peeta, o estável governo cai em cima dela, vendo em seu ato heroico o possível surgimento de uma rebelião em Panem. Manter as aparências de casal apaixonado pode não ser suficiente, dessa vez a Capital quer seu sangue derramado. E como fazer isso sem deixar na cara o assassino da última vencedora dos Jogos Vorazes? Senhoras e senhores, está aberta a septuagésima quinta edição edição dos Jogos Vorazes!

Ao vencer os jogos, Katniss e Peeta ganham a casa na Aldeia dos Vitoriosos e desde então ela não precisa mais passar tantas necessidades para levar comida para casa. Isso seria ótimo se ela não se sentisse extremamente culpada com isso, com estar "tão famosa e tão rica". Palavras dela. Katniss entra num estado de chatice cronica, divagando entre seus atos. Ela é confusa quanto aos seus sentimentos, sem saber se ela realmente gosta de Peeta ou se foi encenação para convencer os patrocinadores. Confusa se ao pegar a amora venenosa na arena dos Jogos, ela pretendia realmente se matar ou só desafiar a Capital. Entre devaneios internos e momentos de culpa, Katniss perde um pouco dos pontos que ela ganhou como protagonista incrível no primeiro livro. Mas ela continua corajosa e forte.

Em Chamas fica ainda mais evidente o triângulo amoroso Gale-Katniss-Peeta. Nesse livro, temos ainda mais momentos ao lado de Gale, melhor amigo de Katniss. Não que seja necessário - não é, de verdade. Ele a pressiona por uma resposta, que ela escolha entre os dois - mesmo que essa escolha possa resultar em vários pescoços cortados, inclusive o dele. Enquanto isso, lá está Peeta: doce, com palavras carinhosas e pronto para ajudá-la. Peeta é um sopro de ar fresco na atmosfera cruel de Panem. #TeamPeetaFOREVER

Agora que a protagonista está rica, achei a sociedade seria menos perturbadora, menos queixas sobre fome e miséria. Só achei mesmo. Primeiro que agora Katniss caça para ajudar Gale, e segundo que não tem como Panem ser dócil. A sociedade distópica que Suzanne Collins criou continua perversa, a capital continua em cima, mortes, pobreza, tortura... O presidente Snow não brinca em comando. Além de que tem os Jogos novamente - só que dessa vez não achei-os tão impactantes quanto os anteriores. Talvez eu já tenha me acostumado. Talvez esse tenha sido o objetivo da autora. Mas uma coisa é verdade: a narrativa de Suzanne é brilhante!

São poucos livros para tantas pessoas que eu quero que leiam. Tá, eu quero que todo mundo leia, a vizinha que nunca falei, a senhora que atravessa a rua fora da faixa de segurança, o caixa do mercado e o funkeiro com fone de ouvido. O mundo todo tem que ler essa trilogia. Jogos Vorazes pode ter sido o melhor, mas Em Chamas ainda é maravilhoso. Envolvente de todas as formas possíveis, esse é um livro obrigatório na sua lista de leitura. 
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

4 comentários:

  1. Eu quero ler essa triologia ! Vi o trailer do filme e adorei ! MAS OS LIVROS SÃO MUITO CAROS ! Uhum , na livraria e caro , na internet e caro ! Alguem me ajuda ! Bem eu ameia a resenha , descreve bem a histroria , paracer ser uma boa leitura principalmente pra quem gosta de aventura como eu ! Obrigada pela resenha ! Beijos !

    ResponderExcluir
  2. Eu também estou morrendo de vontade de ler esta trilogia de Suzanne Collins!! Já li várias resenhas e também vi o trailer do filme e a minha curiosidade a partir dai só aumentou!!
    E olha só! Na Submarino está tri baratinho os livros!! http://www.submarino.com.br/produto/1/23986089/jogos+vorazes+(3+livros)
    Quero muito e vou aproveitar esta promoção haha. Ótima resenha, estou ansiosa para lê-los.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Gente, não se fala em outra trilogia mais... Está fazendo muito sucesso mesmo, vai sair até filme, é isso mesmo??? Ainda não li nem o primeiro , mas já quero,Já oouvi tanto esse nome, Peeta , que a curiosidade tá quase me matando hahaha
    Vou colocar na minha lista de desejados, só preciso esperar por bons preços... Ah, adorei a resenha!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre tinha pensado que esse livro era o primeiro, e não o segundo. Ainda não li o primeiro, mas prentendo, essa série estar fazendo me apaixonar por ela, e isso é estranho por que não li nenhuma página dessa história ainda.
    Vai sair o filme em março, e queria assistir só depois que lesse o livro, mas não vou me aguentar. Tenho certeza que será um sucesso.
    Os livros são salgados, o preços, mas com certeza deve valer muito apena.
    Ansioso pra ler.
    Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!