14 de jan de 2012

A Sociedade Secreta da Bola de Cristal Cor-de-Rosa por Risa Green

A Sociedade Secreta da Bola de Cristal Cor-de-Rosa

Na companhia das duas melhores amigas, Erin vive feliz. Quer dizer, não completamente, porque acha sua vida totalmente sem graça. Para que fique mais interessante, ela faria qualquer coisa para ganhar um concurso cujo prêmio é uma viagem à Itália. Mas para isso precisa escrever uma dissertação explicando por que ela deveria ser escolhida... Mas escrever o quê? Se nada nunca acontece em sua vida... Bem, quase nada. Quando sua tia favorita morre, Erin recebe de herança uma misteriosa bola de cristal cor-de-rosa. Quando viva, tia Kiki (também conhecida como titia Eskikisita) sempre viveu fora dos padrões convencionais. Mas agora Erin e suas duas melhores amigas estão convencidas de que a bola de cristal cor-de-rosa é a chave do futuro das três – ou pelo menos a chave para arranjarem um namorado e viverem incríveis aventuras. E o que garotas adolescentes poderiam desejar? Peitos maiores? Um encontro romântico? Livrar-se das colegas de escola que as atormentam? No início elas encaram tudo como uma grande brincadeira e não levam a sério os pedidos mirabolantes que fazem à bola... Até que as coisas que queriam começam realmente a acontecer. Será magia ou apenas coincidência? Em meio a tudo isso, elas começam a sofrer bullying, ameaças e as coisas começam a ficar sérias e fora de controle. A magia também tem sua lógica e suas explicações, e talvez essa seja a principal questão. Coisas divertidas podem acontecer quando você se envolve com magia, principalmente quando elas não saem da forma como você esperava...

Autora: Risa Green
Editora: Jangada
ISBN: 9788564850026
Páginas: 261
Nota: 

Cá entre nós, qual a verdadeira vantagem de você saber o futuro? Saber se vc vai passar no vestibular/ namorar um astro do rock/ ganhar um Prêmio Nobel da Paz? Pode parecer clichê, mas acho que isso tiraria toda graça de comemorar ao saber da sua realização. Além de que isso não impede você de descobrir como vai morrer e quando e, bem..., isso não é legal. A Sociedade Secreta da Bola de Cristal Cor-de-Rosa mostra uma nova perspectiva desse elemento mistico e, posso dizer, gostei bem mais assim!

Somos apresentados a Erin, uma garota normal que reclama de sua vida maçante, de não ter nada de interessante para escrever na redação que pode mudar sua vida com uma passagem para a Itália. Isso até sua tia morrer e lhe deixar uma misteriosa bola de cristal cor-de-rosa junto de algumas anotações estranhas que mais parecem dicas. E quando seus comentários aleatórios para com a bola começam a fazer sentido? E quando seus desejos se tornam reais?

O livro tem uma pegada bem juvenil e, ignorando todo o miticismo por volta da bola de cristal, é uma história bem real, com dramas que não são muito distantes da nossa realidade. Erin tem problema com sua vida sem grandes emoções, de não ter nada de interessante para contar. Ela é centrada e vive "dentro de uma caixa", sem se deixar aventurar ou infringir as regras, nem que acabe se prejudicando por ser certinha. Erin estranha o modo de viver da tia hippie, seus amigos estranhos e seu nomadismo. Ela se nega a acreditar na magia de uma bola de cristal, afinal a ciência não acreditaria nisso. 

A relutância da protagonista é combatida com as melhores amigas e suas afirmações. Lindsay é supersticiosa,   é fã de carteirinha da loja de instrumentos misticos da cidade e acredita piamente que vodu pode ajudar sua vida. Samantha é a garota rica que é a ovelha negra da família, seus pais não contribuem para uma vida mais fácil e ela deixa isso reciproco. As três são inseparáveis confidentes, o apoio que Erin precisou quando sua tia morreu - e quando percebeu que a bola de cristal podia realizar seus desejos. 

Nesse meio tempo, ela volta a andar com Jesse - um amigo de infância que perdeu o contato quando ele se enturmou com outra galera. Eles são selecionados para um trabalho em dupla que rende uma boa nota para a viagem à Itália, e se reaproximam. Cá entre nós, acho que os relacionamentos mais fofos da literatura começam com trabalhos em dupla (preciso citar exemplos?). Ele é divertido e pensa "fora da caixa", ajudando Erin nesse quesito. São fofos juntos!

Com uma narrativa leve, Sociedade Secreta da Bola de Cristal Cor-de-Rosa (maior título que já vi) consegue tratar de temas mais pesados como, por exemplo, bullying e preconceito. Só que Risa conseguiu deixar isso simples, já que a protagonista mais observa as emoções alheias do que cai de cabeça nelas. 

Um livro doce, com personagens interessantes e história leve. Gostei da forma como Risa colocou o miticismo sem ficar pesado ou sobrenatural demais - além de que o romance é fofinho. E tenho fraco  por trabalhos em dupla na literatura. 
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

4 comentários:

  1. gostei muito da resenha, mas acho que tem muito spoiler, mas tudo bem. hausu
    adorei, o livro parece ser bem interessante e super barato por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Ah não faz meu tipo de livro Jo... esse não é um livro que me chama a atenção... sua resenha tá linda mas sabe livro geralmente te causa um impacto te chamando pra ler e não foi meu caso com esse uahsuahsu

    ResponderExcluir
  3. Nathália de A. S.18 de janeiro de 2012 02:17

    Nunca tinha ouvido falar desse livro.
    Interessante...
    Apesar de não curtir muito histórias com bolas-de-cristal, você disse que é bem leve e adoro histórias fofas!

    Vou colocar na minha lista.

    Beijoo Jo!

    @nathalia_asc

    ResponderExcluir
  4. sahuhusauhsa "tenho fraco por trabalhos em dupla na literatura"
    Joana esse livro parece ser legal.
    Ela tem duas amigas maravilhosas e uma meta muito boa.
    Além do que Jesse é o nome do fantasma mais lindo e caliente de toda a literatura. Um dos meus sonhos. (Ele é o par romântico da Suzannah na série A mediadora, já leu??)
    Então o Jesse dessa história, tem de fazer com que o nome continue memorável ok? Ou vou xingá-lo.
    Beijo
    ps: realmente um título muito grande para o título

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!