5 de jan de 2012

O verão que mudou minha vida por Jenny Han


O Verão que mudou minha vida - Summer #1

A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós...

Autora: Jenny Han
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501088628
Páginas: 287
Nota: 
Comprar


Verão... Que época ótima para derreter! Não me entenda mal, eu gosto desse clima de férias, dessa preguiça que parece se apoderar de você. Porém esse calor que domina e deixa a gente incomodada é terrível. Mas depois de tantos elogios para o livro O Verão que mudou minha vida, primeiro volume da trilogia Summer,  não me deixei incomodar pela estação - estava curiosa e com altas expectativas para o verão de Belly. Escrevi no meu pulso um lembrete para parar de criar expectativas com as coisas!

É nesse clima que a gente conhece Belly, 15 anos, que sempre baseou sua vida nos verões passados na casa de praia de Susannah, melhor amiga de sua mãe, e seus filhos Jeremiah e Conrad, por quem ela é apaixonada há muitos anos. Só que Jeremiah é o melhor amigo de Belly, foi seu primeiro beijo e parece se importar com ela, diferente do irmão que está bem estranho esse verão - onde tudo parece diferente, parece estar prestes a mudar, prestes a acabar.

Todo mundo que ouvi falando desse livro disse que amou, que era perfeito e tudo mais. Me surpreendi quando comecei a ler e não senti a "magia" que tanto falavam. Sou insensível? Sim, eu gostei do livro. Achei maravilhoso? Não. É uma ideia bem simples e real, com um campo de abertura que fica complicado inovar demais. A linguagem é de fácil entendimento, a narrativa é fluida e gostei de ver que cada palavra puxava outra e não ficava cansativo, não dava vontade de largar... O maior problema é a protagonista e seu sonhado namorado.

A Belly é fraca, meio ingenua. Não entendi sua paixão louca pelo Conrad - ok, ele tem seus momentos, mas principalmente nesse verão não senti emoção dele, além daquela intensidade rebelde que não foi sedutora (e olha que me achava bastante volúvel a me apaixonar por personagens como ele). Eu gostei de Belly ao lado de Cam, um garoto da praia. Achei fofo! Dos irmãos, Jeremiah é o melhor: querido, fofo e engraçadinho. Agora meu personagem preferido foi Steven, irmão mais velho de Belly. Tá, eu quase sempre puxo pro lado do irmão mais velho, mas Steven faz por merecer. Ele é divertido, tem tiradas ótimas e deixa o verão mais alegre. Pena que aparece pouco.

Além do quarteto amoroso, alguns temas como separação e doença fazem o drama da história - mas aos olhos de Belly tudo parece simplório demais. Eu não fui tocada por isso, achei bastante introdutório e provavelmente vai ser tratado melhor nos próximos volumes da trilogia. Falando nisso, achei o título pouco adequado e bastante precipitado para um o inicio da história como foi O verão que mudou minha vida. O original é The Summer I Turned Pretty (O verão que me tornei bonita, em tradução livre) e é bem mais adequado. A mudança está só começando, e o título antecipou uma carga emocional que o livro não suporta.

Bonitinho, fofinho, com narrativa legal e alguns personagens interessantes (a.k.a. Jeremiah e Steven), mas não lindo. Os próximos livros podem ser melhores com certeza... Acho que esperar demais foi o erro. Quantas vezes preciso que isso aconteça para eu finalmente aprender? (Vou fazer contato visual com meu pulso!)
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

8 comentários:

  1. É, normalmente nestes livros de série o primeiro volume sempre é uma introdução, o que me irrita profundamente.
    Estou muito curiosa sobre este livro, pois tenho ouvido bastantes elogios, mas tua opinião foi realmente mais sincera. Diminui consideravelmente minhas gigantes expectativas. Tenho certeza que, com o tamanho delas, eu iria odiar o livro pela decepção que teria!
    Apesar disto, ainda quero saber sobre o verão de Belly, mesmo ODIANDO o verão. (:

    Beijos,
    @umalimonada - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vc não é a 1ª que vejo comentar essa questão do livro 'n]ao ser tudo isso' e talvez ser introdutório, mas eu li e amei muito! Achei que apesar do tema adolescente, triangulo -ou quarteto, férias, a autora colocou coisas não tão comuns e achei tudo tão leve, tão facil de ler que estou querendo a continuação!

    Acho mesmo que esperar mt nunca é bom pq é praticamente certo que nada va superar as expectativas!

    Acho mesmo Stev um bom personagem mas não vemos mt dele nesse né? Espero que ele apareça mais nos próximos!
    E a Belly realmente não narra com profundidade alguns momentos tensos, mas achei isso bom para o tipo de livro que ele é... Não deixa o clima pesar, embora eu tenha me emocionado!

    bjssss
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  3. Ola, nossa como sua resenha foi instrutiva, adorei...

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Girlie! adoro suas resenhas!

    Sei lá vc tem uma visão no seu comentário que eu não tenho! Sério!

    Mas preciso ler ele!

    bjos!

    ResponderExcluir
  5. Nathália de A. S.7 de janeiro de 2012 17:20

    Tá aí!
    Mais um bom livro pra colocar na lista de compras de 2012... Já está indo pra minha lista!

    Gostei muito Jo! Sua opinião é sempre tão interessante! Gosto muito!

    Beijoo!

    @nathalia_asc

    ResponderExcluir
  6. eu li esse livro e confesso que ele me prendeu muito do início ao fim... a resenha tá super legal como todas as outras, parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Oie Jo!!

    Esse livro tá na minha lista de livros pra comprar esse ano... a sinopse dele me conquistou mas não encontrei uma promo legal ainda pra comprar ele... e pela sua resenha eu vi que vc não ficou tão fã assim do livro né?! haushasuh E acho que por ele vir a ter mais livros me faz querer ler, eu amo series de livros porque vc tem continuação de tudo não acaba a historia em uma só vez...

    Beeeijos e até o próximo post

    PS.: tive que reescrever esse comentario porque o primeiro não te enviaram

    ResponderExcluir
  8. "Vou fazer contato visual com meu pulso!"
    hahaha Girlie, pode não ter sido uma piada, mas eu ri.
    "A Belly é fraca, meio ingenua."
    Para mim, protagonistas tem de fazer por merecer este papel.
    A primeira vez que ouvi sobre "O verão que mudou minha vida" foi no seu post Essa Semana #14 (se você perceber, estou fazendo uma retrospectiva, vindo dos primeiros posts de janeiro para os últimos).
    Eu ainda não sei se iria gostar do livro. Provavelmente não. Além do mais, estou evitando começar séries, por causa do tempo reduzido.
    Ah! E só agora vi seu sucesso Joana (vou parar de te chamar de Girlie) hahaha.
    Precisei de alguns posts para ver as matérias em jornais que falavam sobre você. Parabéns mesmo.
    Suas resenhas e posts são MESMO magníficos.
    Beijos Joana

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!