18 de jan de 2012

O Beijo das Sombras por Richelle Mead

O Beijo das Sombras - Academia de Vampiros #1


Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?

Autora: Richelle Mead
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 9788520922552
Páginas: 320
Nota: 
Comprar

Eu comprei O Beijo das Sombras no inicio do ano passado, quando preço baixo parecia uma daquelas loucuras momentâneas do Submarino que vai sumir em três minutos. Para aproveitar a promoção, comprei os três primeiros (paguei R$10 a mais se tivesse comprado hoje, mas ignore) e não li, não li, não li. Eu pegava, não conquistava, largava, recomeçava... Até que me resolvi em ler o primeiro ainda em 2011. Eu li! E sabe de uma coisa? Eu gostei!

O livro é sobre Rose, uma Dampira que precisa proteger a vida de sua melhor amiga, Lissa, que é da realeza vampira. Com medo de algumas ameaças que Lissa estava recebendo, elas fugiram da São Vladimir, escola que viviam, para se aventurar no mundo humano. E funcionou - até serem capturadas e enviadas de volta a "casa". E agora elas precisam retomar a vida antiga, incluindo a elite vampira desagradável e as coisas estranhas que as rondavam. Fugir não é mais uma opção.

É um livro meio confuso pela hierarquia dos vampiros. Vou tentar explicar: Dampiros são seres meio vampiros, meio humanos em que têm como missão proteger os Moroi, a realeza dos vampiros, dos Strigoi. Os Strigoi são uma espécie de vampiros que foram corrompidos, eles bebem sangue dos Moroi para conservar sua imortalidade. Por isso os Moroi precisam tanto da proteção dos guardiões. O que, cá entre nós, é bem estranho. Pensa comigo: Se os Moroi são os todo-poderosos, por que precisam de proteção? Eles não são os fortes? Oi?

Rose aparenta ser durona, mas desmaia sempre que vê um problema maior. Ela não tem uma fama boa, ninguém da diretoria confia realmente nela e leva suas suspeitas sobre os perigos a volta de Lissa a sério. Mas ela tem um humor ácido que dá pra levar, e as vezes seu semblante de garota má e forte pode levar para frente a história. E em alguns momentos ela realmente é valente. Alguns. Lissa é tão doce, boazinha que me irritou e não gostei dela. E também tem o interesse amoroso da protagonista, Dimitri...

Muitos me recomendaram o Dimitri, um personagem maravilhoso e que eu ia me apaixonar, baseando-se no meu histórico. E ok, o Dimitri é um personagem sedutor e tem seus momentos. Mas isso TODO o "mocinho" tem. Alguns se destacam por ter mais momentos e outros que fazem uma linha valer por um livro inteiro - e são esses que a gente se apaixona perdidamente. Sim, o Dimitri tem uma capacidade enorme de conquistar e arrancar suspiros, mas só nos próximos livros pra conquistar de verdade e não só durante aquelas 300 páginas. O Dimitri não é o Patch nem o Jace. E não chega aos pés. #prontofaleiacaboufimdediscussãopontofinaltheend.

Mas a historia tem bastante potencial, tanto que é mega elogiada e uma das séries de vampiros mais conhecidas no mundo - considerante que ainda não tem filmes ou seriados para tornar modinha. Os personagens podem não ser os melhores, mas são bem elaborados. Tá, a construção hierarquia tem furos, mas é ignorável se for só num primeiro livro introdutório.

Não sei porque demorei tanto para ler. Quero ver se leio Aura Negra em breve (afinal eu comprei os três a quase um ano!). O Beijo das Sombras é  muito bom, porém bastante inicial e com ganchos fortes para os próximos volumes. Recomendo para os fãs de sanguessugas!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

5 comentários:

  1. Nathália de A. S.19 de janeiro de 2012 00:17

    Amo essa série de livros!
    Eu realmente gosto do Dimitri. E você tem razão, ele se torna melhor nos outros livros (eu já li... rsrs). Recomendo o Dimitri nos ultimos livros! Nossa! Não vou dar spoiler aqui... rsrsrs.

    Mas Jo, eu entendi a hierarquia um pouco diferente... O poder dos Moroi não vem da força... Eu acho.

    A Rose é complicada. Gosto dela, mas às vezes acho que ela tem atitudes meio, idiotas.
    A Lissa é muito sem sal até que... Enfim. Não curto nada a Lissa. Mas nos outros livros ela melhora um pouco (principalmente pela escolha amorosa dela. Eu particularmente curto muito! auhauahua).

    Super aconselho a leitura dos outros livros! São muito bons!

    Aliás, amos suas resenhas Jo!

    Beijoo!

    @nathalia_asc

    ResponderExcluir
  2. Momento de pensar tudo que vou comentar kkkk ...
    Bom não tem como negar que eu sou uma mega fã dessa série de livros já os 6 livros, inclusive o livro 6 eu li em ingles porque não aguentei esperar pelo traduzido ... Dimitri e Rose são um casal que vai se desenvolvendo durante os 6 livros porque a serie tem como planos principais a amizade de Lissa e Rose e o romance da Rose e o Dimitri ... comentando o que vc disse de porque os dhampirs protegem os Moroi só lendo os outros pra vc entender porque eles vão explicando as coisas que aconteceram no passado pra ser como é agora na historia... a Rose e a Lissa vão passar por muuuuuuitas coisas ainda o primeiro livro é só uma provinha do que realmente ainda vem ... Eu acho o laço de amizade delas muito bonito e forte, a Lissa sobrepõe a vida da Rose acima da vida da própria família!
    Boooom acho que já falei até demais... mas enfim eu super recomendo todos os 6 livros porque é uma historia incrivel e sinceramente espero que não consigam permissão pra tornar ele em filme ou serie porque não vão transmitir a historia no seu modo tão bom como ela é!!
    Beeeijos bye

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Girlie! Muito em breve pretendo ler Academia de Vampiros. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, já li muitas blogueiras falando que amam Academia de Vampiros, declarando o seu amor e até cheguei a ficar ansiosa pra ler por um tempo, mas eu já cansei do tema então fica pra próxima.

    Beijos
    Thaila

    ResponderExcluir
  5. Na verdade Joana... sobre essa série eu posso discorrer muito. EU A AMO!
    Já a terminei faz tempo e como assim você não gamou no Dimitri Belikov?
    Eu ainda tenho sonhos com ele *-*
    A rose é ótima, sério.
    A lissa tem o jeito de que precisa de proteção e é nisso que tá o encaixe da coisa.
    Eu adoro.
    Eu tô com medo de soltar algum spoiller mas enfim.
    Os moroi pararam de usar magia para proteção. É bem interessante. Nos próximos volumes você vai ver muita sujeira na realeza e no sistema político deles.
    Sinceramente? Pra mim a série é perfeita.
    Ah! E depois que Academia de Vampiros acaba, eu não sei como deram o nome, mas vem uma segunda série.
    Que é com personagens secundários que apareceram na série... tipo o Adrian Ivashkov, lindo e maravilhoso também.
    Que você só vai saber quem é no próximo livro alalalalala.
    Lembra o que você falou sobre as traduções?
    A desse livro nos deixou com muita revolta, eu ainda não me acostumei a falar dampira. Falo sempre dhampir. E o negócio de "prostituta de sangue" também não agradou. Meretrizes era mais sofisticado. Pode não parecer nada, mas todo mundo reclamou quando a série foi lançada.

    Beijo Joana, eu realmente espero que você gosta de Vampire Academy.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!