24 de jan de 2012

Nascida à Meia-Noite por C. C. Hunter

Nascida à meia-noite - Acampamento Shadow Falls

Kylie Galen está na pior. Seus pais vão se divorciar, seu namorado acaba de romper com ela e uma noite, depois de ser presa por estar na festa errada, com as pessoas erradas e na hora errada, é enviada pela mãe para Shadow Falls – um acampamento para adolescentes problemáticos, localizado numa cidade chamada Fallen, no meio de uma misteriosa floresta. Isso muda sua vida para sempre. Poucas horas depois de chegar, ela descobre, assustada, que seus colegas não são apenas “problemáticos”. Kylie nunca se sentiu normal, mas também não se considera como uma daquelas aberrações paranormais. Ou será que ela é? Em Shadow Falls, vampiros, lobisomens, metamorfos, bruxas e fadas aprendem juntos a desenvolver seus poderes, controlar sua magia e viver no mundo normal. No entanto, as coisas tomam um rumo diferente quando dois carinhas interessantes entram em cena. Derek, um fae que possui poderes mágicos, quer a todo custo ser seu namorado e Lucas, um lobisomem com quem ela partilha um passado secreto. De início, tudo o que Kylie deseja é sair de Shadow Falls e voltar para casa. Porém, com Derek e Lucas ocupando um lugar cativo em seu coração e depois de descobrir que ela própria tem estranhos poderes, talvez sua vida nunca mais volte a ser a mesma... 

Autora: C. C. Hunter, pseudônimo de Christie Craig
Editora: Jangada
ISBN: 9788564850002
Páginas: 316
Nota: 

O caso é o seguinte: com o aumento dos títulos YA pelo mundo, fica complicado inovar muito no tema. O que muda entre um livro e outro é o modo que o autor/a autora escreve e deixa sua marca. E existe o maravilhoso fato (not) que com a mesma fórmula de sinopse, a comparação entre um livro e outro é inevitável. Comparação é quase tão prejudicial numa leitura quanto expectativa. Novo lembrete escrito no pulso, Joana? 

Kylie tem 16 anos e vive em meio uma confusão sem tamanho: seus pais estão se separando e ela vai morar com a mãe que não pode ser mais distante. Seu namorado a trocou por outra. Sua melhor amiga está grávida. Foi pega em uma festa que tinha drogas e bebidas, e presa mesmo sem ter feito nada de errado. Para completar, foi enviada para um acampamento de verão para jovens delinquentes. Só que, detalhe, seus companheiros "infratores" são, na verdade, metamorfos, bruxos, vampiros, faes e lobisomens. Onde Kylie se encaixa nisso tudo? Afinal, ela é só uma humana com alguns probleminhas com terrores noturnos e um soldado morto... Nada demais!

Eu conheci um colégio que juntava várias espécies sobrenaturais em Hex Hall (resenha) e amei a história, principalmente a protagonista. Nascida a Meia-Noite começou a me incomodar por ai: Kylie é muito, muito chata! Ela se deixa afetar pelo drama dos outros e não para para ouvir explicações, só se faz de coitada. Tem também o fato de que ela chegou no acampamento Shadow Falls e criou uma barreira envolta de si, sem se deixar envolver, achando todos aberrações e se negando a acreditar que pertence aquele mundo. Como se ver soldados mortos fosse coisa muito normal e que acontece com todo mundo todo dia. Oi?

Já os outros personagens são bem desenvolvidos. As colegas de alojamento de Kylie são ótimas. Miranda é uma bruxa, amigável e acolhedora. Della é uma vampira de gênio forte, implicante mas que consegue ser bem simpática quando quer. Gostei bastante de Holiday, a líder do acampamento, que me lembrou muito a Valerie de Awkward! Ela é espirituosa e divertida, com um ótimo senso de humor e bastante jovial. Diretora linha dura? Não, isso é função de Sky, co-líder que tem um espaço bem secundário em quase todo o livro.

Pois então... Triângulo amoroso! Desde que chegou no acampamento, Kylie começou foi atraída (ou eles foram atraídos por ela) por Derek, um fae pra lá de fofo e amigo de todas as horas, e Lukas, um lobisomem bipolar que compartilha de algumas histórias passadas com a protagonista. Embora o Derek seja a melhor escolha, no meu ponto de vista, os poucos momentos com Lukas são tão intensos que eu fico em duvida. E não sou muito fã de nenhum, para ser sincera.

A narrativa é singular, quase simplória. A terceira pessoa ajuda muito, considerando que se fosse em primeira pelos olhos de Kylie eu tinha desistido. Nascida a Meia-Noite é bastante enrolado, cheio de perguntas sem resposta e mistérios que não me envolveram. Até a página 250, você tem que suportar as fases de adaptação de Kylie e seus dramas internos - só depois que ela percebe que talvez pode ter uma descendência sobrenatural (Sério? Como vc descobriu isso? Foi o Soldado Dude?) e começa a encarar Shadow Falls com olhos menos críticos, que a história anda. 

Introdutório. Nascida a Meia-Noite é completamente introdutório. Introduz a protagonista ao acampamento, seu triângulo amoroso e suas aventuras como sobrenatural. Respostas? Uma - e não muito útil. Se Desperta ao Amanhecer continuar no ritmo que esse terminou, ótimo! E também não deve ser muito ruim, considerando que vai ter filme. Recomendo apenas se vc estiver pronta para encarar outra série.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

5 comentários:

  1. Boa noite Jo!!

    Mais uma série?! Vou procurar pra ver quantos livros dessa já tem pra comprar no Brasil.... ela tem tudo pra que eu goste do livro kkkkk e de certa forma me fez lembrar Percy Jackson e o acampamento de meio-sangue kkkkkk vou colocar na minha lista de livros pra ler ....
    Aaah e antes que eu esqueça em falar de ler meu livro das Crônicas de Nárnia Volume Único chegoooou!! Tô mega feliz!!

    Beeeeijos e até mais no próximo post

    ResponderExcluir
  2. Nathália de A. S.25 de janeiro de 2012 17:44

    Jô,

    eu entendi direito ou você não gostou muito do livro? Rsrs.
    Eu achei muito (muito, mas muito mesmo, rsrs) parecido com Hex Hall (como você mesma disse).
    Mas como eu não li nenhum dos dois ainda, não posso opinar muito bem.
    Mas confio em você! Está sempre dando ótimas dicas de livros (e sobre moda, é clarooo! Rsrs.)!

    Mas sabe, tenho receio de ler alguns livros e me decepcionar. Tem livros que eu simplesmente abandono por isso. (Mas não consigo dar ou vendê-los, afinal eu me apego fácil, rsrsrs.)

    E entre os dois, acho que preferiria ler Hex Hall. (odeio protagonistas muito frágeis! XD).

    Mas como sempre,

    Valeu pela dica!

    Beijoo Jôo!

    @nathalia_asc

    ResponderExcluir
  3. Já viu a promoção que ta rolando solta no blog O Leitor?
    Ainda não?
    Então corre, que até o dia 05 de Fevereiro você ainda pode concorrer a um dos 6 livros que estão sendo sorteados.
    Beijos e espero você lá,

    Pamela.

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante esta história de Kyle não saber o que é e não enxergar isso, além de ir para uma escola assim. Porém dependendo do número de exemplares que essa série venha a ter, talvez eu não me encoraje muito. Já tenho uma lista imensa de séries incompletas por um bom tempo! HAHAH
    Gostei da tua resenha e foi bem sincera sobre o livro.

    Beijos,
    @umalimonada - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Joana =)
    Então, em meus comentários antigos eu ressaltei... Estou fugindo de séries.
    "Recomendo apenas se vc estiver pronta para encarar outra série."
    Não vai me levar de encontro a estes livros.
    Não sei se é o tipo de série que eu gosto (quem eu quero enganar? Eu adoro personagens sobrenaturais e principalmente triângulos amorosos lalala).
    Mas não acho que encaro essa série agora, visto que um colega da faculdade me emprestou a trilogia Millenium e eles não são realmente pequenos...

    Foi uma resenha bem verdadeira essa sua. Como sempre.

    Beijão Joana =)

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!