24 de dez de 2011

Vampiro Secreto por L. J. Smith

Vampiro Secreto - Mundo das Sombras #1

Poppy foi diagnosticada com câncer terminal até que James, seu amigo e por quem é apaixonada, lhe oferece uma maneira de evitar a morte: a vida eterna. James está disposto a infringir as regras do Mundo das Sombras por amor, mas conhece as leis - se alguém do Mundo das Sombras se apaixonar por um humano deve ser punido com a morte. 

Autora: L. J. Smith
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501089120
Páginas: 224
Nota: 
Comprar
Bônus: Entrevista com a autora

Antes de tudo, peço que não me entenda mal. Eu adoro Diários do Vampiro (mesmo que eles não tenham celular e internet), gostei de Círculo Secreto, acho a L.J. extremamente fofa. Só que comparando com outros livros sobre vampiros e bruxos (e não to falando de Stephanie Meyer e muito menos J. K. Rowling), a narrativa Smith é fraca. Se não fosse os singelos R$8,50, eu não teria lido Vampiro Secreto - e não conheceria essa nova faceta da literatura de sanguessugas. Você sabia que um livro de vampiros pode, sim, ter inicio, meio e fim?

Dessa vez, é apresentada uma sociedade secreta de vampiros, bruxos, lobisomens entre outros seres macabros: Mundo das Sombras. Matar humanos não é crime, desde que o vampiro/bruxo/whatever não se apaixone, e que os humanos nunca descubram sua existência como ser noturno. E, sabe como é, regras foram feitas para serem quebradas.

Numa atmosfera Um Amor para Recordar, Vampiro Secreto é a história de Poppy, uma humana com doença maligna e poucos dias de vida, e seu misterioso melhor amigo, James, que é um vampiro. Para impedir a morte da amiga (por quem é secretamente apaixonado - sério, é tão secreto que nem ele sabe!), ele se oferece para transformá-la em vampira, contrariando todas as leis de seu mundo. Mas e Poppy está disposta? Mesmo quando não tem outra saída e a vida significa morte/morte significa vida?

O que mais fez as pessoas não gostarem, foi o que me conquistou. Como eu disse, Vampiro Secreto é só um livro, ele começa na página 1 (ok, 7) e termina na 224 e pronto, não é nenhuma série sem fim onde a autora se perde até vc abandonar (cof House of Night cof). É legal para variar um pouco, uma história de vampiro que consegue se desenvolver num tamanho razoavelmente pequeno sem ficar corrido. L. J. me reconquistou!

O romance de Poppy e James é cheio de clichês, vc não tem como ler e pensar "nossa, que novidade!" ou "ei, eu não acredito que isso aconteceu!". Ele é misterioso, se deixa levar pelos sentimentos e tem uma veia irônica que acaba seduzindo. Já ela é fofa e engraçadinha, mas seus problemas de memórias são algo! Um pouco de medo de vampiros é natural, mas na hora certa - e seguindo uma ordem cronológica ("já não passamos dessa fase?")!

Gostei bastante - só tirei uma estrela pelos novos personagens que são velhos conhecidos. O Mundo das Sombras continua com outra história, outros personagens e outras situações. Bruxos não são caricatos demais, né (considerando que Harry Potter não é romance) - acho que é uma boa proposta. Recomendo. E o preço é bom!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

4 comentários:

  1. Que bom que vc gostou!..tenho receio de ler este livro..na verdade qualquer livro da Smith, pois tb acho uma narrativa mto fraca...Que bom que possui começo e fim neh..espero que tenha um meio agradável tb!

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Olha, pra ser honesta, eu nunca li nada da L.J. Smith e nem tenho vontade. Não por algo em especial, mas é que eles simplesmente não me atraem.

    Li outras resenhas desse livro em blogs literários que também acabam comprando o mesmo pelo preço e acho que a sua foi, possivelmente, a mais positiva, apesar de todas as ironias com os clichês hahaha

    Agora, posso dizer algo que acho totalmente infeliz no livro? O título. Simples assim. "Vampiro Secreto" não é insosso demais? Tudo bem que já está na cara o fato de ser sobre vampiros, mas ó, vejamos, a mocinha não sabe que seu amigo é um vampiro, logo, ele é um vampiro secreto. kkkkkkkkkkk Não curto títulos óbvios demais, mas ignore.

    Beijinhos e feliz natal!
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  3. Nathália de A. S.27 de janeiro de 2012 21:52

    Ai Jô... Fiquei com mais dúvidas ainda! auhauauah
    8,50? Acho que vou procurar em sebos, o que acha?
    Porque posso achar mais barato... Mas sei lá...

    Vou pensar mais um pouco...

    Mas pelo menos eu sei o que esperar né? Rsrs.
    (Eu gosto de um "clichêzinho"... Tenho que admitir! rsrsrs.)

    De qualquer forma, muito obrigada por me indicar a resenha! Me esclareceu muita coisa em relação ao livro (afinal se for contar só com a sinoopse estamos ferradas né?! uhauhauah).

    Beijoo!!!!


    @nathalia_asc

    ResponderExcluir
  4. Antes de ler a resenha que postou do livro dois vim dar uma olhadinha nessa pra ficar por dentro da história. Lembro de ter visto esse livro várias vezes no submarino por 9,90, mas sempre pensava: "Poxa, mais uma série, e ainda mais sobre vampiros que não são meus serem preferidos, vou esperar sair todos e ai eu compro, mas se forem vários eu deixo pra lá (Agora vou ter que te plagiar- (cof House of Night cof).". Bom, agora sei que essa história tem um fim e que continua com outros personagens o que me fez querer dar uma chance mas não é prioridade já que não sou muito paciente com clichês, mas gosto de histórias de amigos que se apaixonam (É eu sei que isso soa bem contraditório).

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!