28 de dez de 2011

Melhores livros do ano!

Ok, começaram as retrospectivas. Não que eu faça muitas. Não faço, sério. Pelo menos não publico os milhares de top 10 que monto. Quem sabe um dia?! De qualquer modo, faltam somente 3 dias para tirar 2011 do calendário, para o ano acabar. 100 livros lidos, 1600 personagens, 176 romances, 1000 paixões literárias. Desses números dá pra fazer um geral e colocar os que mais marcaram - aqueles que assim que for possível, você vai reler e re-reler. E, com vocês, meus favoritos de 2011*:
*Separados por categorias

  • A Música que mudou minha vida - Robin Benway: Uma protagonista que sabe o que quer, com ótimo gosto musical, e influencia da MTV. Isso sem nem falar que a autora tem um jeito de escrever maravilhoso que faz a história fluir. Nem comentei sobre o James...
  • Anna e o beijo francês - Stephanie Perkins:  Junte Paris, ville de lumière, à um lindo americano criado na França que tem um sotaque britânico. Está bom, né? Agora coloque Anna, uma protagonista sem mania de perseguição, e um romance pra lá de fofo. Esse livro é ainda melhor...
  • Lonely Hearts Club - Elizabeth Eulberg: Esse dá pra gargalhar com Penny Lane, que decide ficar solteira até terminar o ensino médio. Mas é claro que surge um lindo Ryan para estragar o plano. Esse livro é maravilhoso - além de ter uma ótima lição de moral!


  •  Série Cabeça de Vento - Meg Cabot: A diva do YA em versão sci-fi é surpreendentemente bom! Apesar de tocar num tema mais complicado de escrever (explicar os avanços da genética na troca de cérebros não é fácil!), a narrativa ainda mantem aquela leveza, e os personagens ainda são mt amados. Literalmente.
  • A Hospedeira - Stephanie Meyer: É complicado e de opiniões dividas, mas eu adorei! Essa nova faceta da tia Meyer, com alienígenas e possessões humanas é bem diferente dos vampiros e lobisomens e humanos chatos. Além de que vai ter filme e é preferível conhecer a história antes de ver uma versão terrível e mal trabalhada no cinema.


  • Tamanho 42 não é gorda - Meg Cabot: Alienação mode on. Eu nunca tinha lido um chick lit da Meg e esse foi o primeiro. Eu AMEI! A protagonista não é uma maluca que só quer saber de arranjar marido. Heather é divertida e perspicaz. Tiradas muito inteligentes, narrativa engraçada e Cooper *-*
  • As queridinhas do meu marido - Bridgit Asher: Dessa vez a protagonista já tá casada e a situação é abordada de um modo bastante inusitado. A ideia da autora em fazer as amantes do marido lhe visitarem no leito de morte enquanto a esposa agenda as visitas é bastante original. Dá pra gargalhar!
  • Sua grande chance - Johanna Edwards: Gargalhei demais com a Dani e seu fracassado emprego de terminar romances. A protagonista se depara em situações perturbadoras e constrangedoras e não pode se deixar abater. É ótimo!
  • Se não tem Sophie Kinsella aqui, é pq não quis ser óbvia já que todos os livros dela são ótimos e hilariantes e ela é a rainha do gênero.


  • Hex Hall - Rachel Hawkins: Eu queria ler esse livro desde mt tempo atrás quando me encantei pela capa americana. A história é ótima, um colégio que mistura todas as espécies possíveis de seres sobrenaturais. A protagonista é genialmente sarcástica e a narrativa tem umas sacadas mt inteligentes. O único problema é esperar um ano para o próximo - e calculo que mais dois para o terceiro.
  • A Garota do Espelho de Prata - Laura M. Castro: Eu só elogio esse livro. A história é fantástica, numa sociedade distópica mt longe daqui, onde feiticeiros estão junto de guerreiros. O mistério da vida da personagem principal e sua 'amiguinha' que vive dentro do espelho da casa ao lado é super envolvente. E dá pra chorar.


  • Ladrões de Elite - Ally Carter: Deu para reparar que sou complicada com aventuras, né? Só que esse livro é eletrizante demais para deixar passar. A história é mt criativa (família de ladrões de artigos de luxo não é comum, lamento) e a autora consegue escrever e deixar você com a adrenalina a mil. 

  • Vampiro Secreto - L. J. Smith: É um livro de vampiros que não é uma série, começa e acaba no mesmo volume (#raridade). O vampiro é apaixonante! Para quem gosta de clichês...
  • Série Red Kings - Laura Elias: Não associe os nomes com a saga Crepúsculo e faça suposições. São nomes parecidos e são sobre vampiros - semelhanças terminam ai. A autora aborda uma nova espécie, coloca um personagem super fofo e uma protagonista sem mimimis. 

  • Sereia - Tricia Rayburn: Sereias sãos os novos vampiros (mentira, não é pra tanto)! Foi o primeiro livro que li sobre esses seres folclóricos (Pequena Sereia não vale) e me apaixonei. A história é misteriosa e arrepiante, a protagonista não é ruim e seu amigo/namorado/indefinido Simon arranca suspiros. Só tá complicada a demora pelo segundo da trilogia!
  • A Maldição do Tigre - Colleen Houck: Mil vezes melhor do que eu esperava, esse livro não é nenhum Água para Elefantes como falavam por aí. Além de ter uma personagem bastante ativa, Kelsey, o livro ainda conta com Ren, um príncipe indiano perfeito! 

  • Lua das Fadas - Eddie Van Feu: É uma história linda, um novo jeito de conhecer as fadas. Ok, a protagonista não é maravilhosa (meio bobinha demais), mas o modo como a mitologia é tratada é muito cativante. E não tem como não se apaixonar pelo Zac!
  • Sob a Luz da Lua - Andrea Cremer: Primeiro que a capa é linda, e segundo que me fez enxergar com outros olhos os lobisomens. O modo que a autora apresenta essa mitologia, toda a hierarquia, familiar ou não, de guardiões e feiticeiros é ótima! Além disso tem Calla, uma protagonista legal embora altamente influenciável, e o maior número que já vi de literary crush em um único livro!

  • Antes que eu vá - Lauren Oliver: A pieguisse do "Fui engolida pela escuridão" e sua variantes estão presentes no livro - e aviso, não são poucas. Sam morre e morre e morre de novo. Isso não diminui o fato que o livro é mágico, lindo e triste. 
  • Cante para eu dormir - Angela Morrison: Sabe o livro mais triste da história dos livros tristes? Apresento Cante para eu dormir. A narrativa é linda, a ideia é linda, os personagens são lindos, o romance é lindo... Só as muitas lágrimas que você vai derramar que não são.
E os melhores entre os melhores...
  • Série Hush Hush - Becca Fitzpatrick: O primeiro livro do ano e um dos melhores da minha vida (sem exagero). Um motivo para vc ler? Patch. Outro? Patch. Outro? Patch. Ok, você não é fã de piriguetagem literária? Eu dou um motivo: a autora criou uma história sobre anjos caídos maravilhosa enquanto o tema ainda não era lá muito conhecido. Mas o principal motivo ainda é o Patch.

  • Série Instrumentos Mortais - Cassandra Clare: Tá, confesso, o principal motivo para eu amar loucamente essa série é o Jace (<3), mas não é o único. A autora é maravilhosa ao mesmo tempo que é gênio do mal. A protagonista é incrível, a mitologia dos Caçadores de Sombra também, os personagens são bem elaborados e os finais são de matar. Ou leia os três, ou não leia nenhum. 
Me conta como é sua lista! Ano que vem provavelmente Hush Hush e Instrumentos Mortais vão aparecer aqui de novo (Silêncio já tá encomendado e, espero, que pelo menos Cidade das Almas Perdidas seja lançado no Brasil além de Cidade dos Anjos Caídos). Mas o ano não terminou ainda - e tem muitas páginas pela frente!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

3 comentários:

  1. Desses livros, eu ameeei o lonely hearts club, anna e o beijo frances, a serie cabeça de vento e ladrões de elite. Dessa lista, esses são os melhores, com certeza!!!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Eita!

    Que lista ótimaaa!!!

    Minha lista é bem semelhante a sua Jo!

    Mas não entendi uma coisa... Você não curtiu "Água para elefantes"???

    Beijoo!

    @nathalia_asc

    ResponderExcluir
  3. Meu comentário não entrou mesmo?!? Poxa...

    Mas enfim... Faço de novo!

    Como eu já disse: A lista é bem parecida com a minha...

    Mas vou falar hein... Anna e o beijo francês foi o meu preferido de 2011.
    Foi tão bom ler, reler e reler várias outras vezes!
    Foi um livro tão leve... Adorei!

    E A maldição do tigre infelizmente vai ter que ficar pra 2012...

    Mas amei o post...

    Beijoo!

    @nathalia_asc

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!