18 de nov de 2011

Com Louvor por Cecily von Ziegesar

Com Louvor por Cecily von Ziegesar

Shipley é sinônimo de boa moça. Nunca faz nada errado, tem uma boa relação com sua família e entrou para uma boa faculdade. Além de tudo, é linda, loura e, surpreendentemente, virgem. Decidida a se transformar, ela já chega ao campus da Dexter College com um maço de cigarros na bolsa, um chiclete na boca e na primeira noite conhece mais três calouros. De alguma maneira, eles acabam se um grupo nada homogêneo de amigos. Logo todos irão perceber que a faculdade é muito mais do que créditos e notas e que será preciso desrespeitar algumas regras para se divertir muito!

Editora: Galera Record
ISBN: 9788501086334
Páginas: 313
Nota: 
Comprar

Imaginar Cecily von Ziegesar longe de Nova York já é bastante difícil - mas não tanto, já que It Girl a história se passa em um colégio interno retirado da cidade. Mas em Com Louvor, além de ter como cenário o Maine - a época é 1992, sem internet, sem blogs, redes sociais, conversas de bate-papo e torpedos. É um jeito diferente de abordar uma velha temática conhecida da autora: elite adolescente problemática!

Shipley cansou de ser a garota doce e inocente para superar a rebeldia do irmão mais velho desaparecido, então quando chega a Universidade Dexter, longe dos pais e de tudo que considerava seu porto seguro, ela quer ter todas as experiencias que ainda não teve, como diz o próprio lema do lugar: Conhece-te a ti mesmo.

Logo ela conhece Eliza, sua colega de quarto zero phynesse, Nick, o hippie, Tom, o mauricinho, e os irmãos Gatz, Adam e Tragedy. Mesmo não companheiros inseparáveis, eles formam um círculo e juntos pretendem revirar a universidade (mesmo não estudando nela, caso de Tragedy que ainda está no ensino médio) e, principalmente, saber quem eles realmente são.

Nunca fui muito fã de Cecily. Conheço seu trabalho a muito tempo, da época que lia Gossip Girl e não via o seriado. A adaptação para TV me conquistou e desgostei dos livros, já que o que os roteiristas fizeram ficou muito melhor que a obra original. Eu li It Girl (volume 3 e 4 - sim, eu comecei no 3) e gostei, mas não amei. Com Louvor foi a mesma coisa: eu gostei, mas não é meu livro favorito e não está no top 30.

Shipley foi complicada de entender - é uma personagem bastante complexa e um tanto bipolar. Em toda sua vida foi um exemplo de garota perfeita e foi só ir para a faculdade e antes mesmo de chegar já tinha começado com hábitos completamente novos para ela, como mascar chiclete e fumar cigarro. As vezes isso confundia e você não sabia se tinha vestígios da velha Shipley ainda nela.

Sem querer acabei ligando os personagens de Com Louvor com os de Gossip Girl. Os mais óbvios seriam Adam e Tragedy, os irmãos Humphrey Gatz - sem o mesmo estilo de vida dos colegas, sem popularidade, mas entre os tops. Eliza seria uma versão mais pobre mas não menos atrevida de Serena. Nick tem o mesmo semblante sem graça de Nate. Shipley seria Blair, menos malvada e um pouco menos inocente. Chuck (*-*) foi o mais difícil de ligar com Tom, mas o jeito mauricinho foi um dos pontos mais fortes.

O jeito ácido de escrever de Cecily continua firme e forte. Não é nenhuma narrativa doce e calma - é fluida, porém pesada. Sinceramente, não sou fã de muito palavrão em uma mesma página - muito menos em uma mesma sentença. O humor é afiado, como citou a Seventeen, e a autora conhece o mundo de dentro dele - fez parte da elite.

Para os fãs de Cecily e de Gossip Girl (livros), esse é um que não pode deixar passar longe da estante. É bom, cheio de intrigas e romance - e só não considero melhor por não ter aquela narrativa leve que gosto mais. De qualquer modo, se for seu estilo amigas+fofocas+intriga+romance, leia!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

Um comentário:

  1. Oi
    Amo os livros de Cecily Von Ziegesar!! Sou uma grande fã tanto da série como dos livro de Gossip Girl! Quero muito ler esse livro, mais um para a lista :) o Blog continua lindo
    ...
    ♡ ... http://malucosdaleitura.blogspot.com/ ... ♡
    ...
    xoxo

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!