2 de nov de 2011

Cidade de Vidro

Cidade de Vidro por Cassandra Clare - Instrumentos Mortais #3

- Com spoiller sobre os livros anteriores!

Para salvar a vida de sua mãe, Clary precisa viajar à Cidade de Vidro, lar ancestral dos Shadowhunters (Caçadores de Sombras) - não importa que entrar a cidade sem permissão seja contra a lei e que desobedecer às leis possa significar a morte. Para piorar as coisas, ela descobre que Jace não a quer lá, e que Simon foi jogado na prisão pelos Shadowhunters, os quais estão profundamente desconfiados de um vampiro que suporta a luz do dia.
Enquanto descobre mais coisas a respeito do passado de sua família, Clary encontra um aliado no misterioso Shadowhunter Sebastian. Com Valentine juntando a força total de seu poder para destruir todos os Shadowhunters, a única chance destes sobreviverem é lutando ao lado de seus inimigos eternos. Mas conseguirão os Downworlders (Moradores do Submundo) e os Shadowhunters colocar seu ódio de lado a fim de trabalharem juntos? Enquanto Jace percebe exatamente quanto está disposto a arriscar por Clary, conseguirá ela dominar seus recém-descobertos poderes para ajudar a salvar a Cidade de Vidro - custe o que custar?
O amor é um pecado mortal e Clary e Jace descobrem que os segredos do passados podem ser fatais ao enfrentarem Valentine no último volume da trilogia The Mortal Instruments (Os Instrumentos Mortais), integrante da lista de mais vendidos do New York Times.

Editora: Galera Record
ISBN: 9788501087164
Páginas: 474
Comprar
Livros Anteriores: Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas

Antes que me entenda mal, quero deixar bem claro: sou uma pessoa contra spoillers. Não gosto de ler algo sabendo o final, do mesmo modo que me nego completamente a responder as perguntas mais importantes dos livros que já li. Isso foi antes de Instrumentos Mortais. Com a demora para o lançamento do terceiro livro, eu me tornei uma rata do Google, procurando mais e mais informações sobre a série, lesse o que lesse, descobrisse o que descobrisse. Eu sabia como Cidade de Vidro terminaria, e nem por isso fiquei menos frustrada, apaixonada, surpresa, ansiosa ou curiosa.

Jace decidiu que vai ser só irmão de Clary, por mais doloroso que isso possa ser. Já Clary tem que aceitar, já que só ela sabe o quanto Jace pode ser irredutível. E agora a solução para o "coma" da mãe aparece em sua frente, com uma simples missão que a leve á Cidade de Vidro (país dos caçadores de sombras) - justo na hora que a Clave convocou os Lightwoods para lá. Teria momento mais oportuno?

Não!, segundo Jace. Ele se opõe completamente a ideia de Clary na Clave, principalmente agora que ela descobriu seu poder de desenhar novos símbolos e não somente os que estão no Livro Gray. Mas quem disse que ela ouviria o irmão? Clary vai até Alicante, mesmo sendo extremamente proibida uma entrada não autorizada agora que estão todos esperando um ataque de Valentim - que supostamente colocou um espião entre os Caçadores de Sombras.

Eu me pergunto como Cassandra Clare escreve assim. Ela cativa você na história e quando menos espera está mais envolvida com os personagens e o cenário do que deveria. É assombroso! Você sai de frente do livro e cai direto em Alcantis, lutando com os personagens, odiando uns e se apaixonando por outros. Cassandra Clare enlouquece e frustra o leitor - mas mesmo assim, você não consegue largar a história, a série, a autora. Me pergunto se foi algo maravilhoso ou péssimo quando comprei Cidade dos Ossos meses atrás. Talvez se nunca me envolvesse com Instrumentos Mortais as coisas seriam mais simples - mas aonde ficaria toda a diversão de sonhar e se apaixonar pelo Jace?

Os personagens são maravilhosos e isso não é novidade. Clary continua a melhor protagonista EVER, decidida, forte, errando e acertando - isso que a torna humana, isso que nos faz ama-la. Já Jace será sempre Jace, fazendo-nos suspirar cada vez mais, se apaixonar e se irritar. De todos os casais que amo e torço, Clary e Jace são os que desenvolvi o sentimento mais intenso. Nem Anna e St.Clair, Patch e Nora, Luce e Daniel, Lucas e Bianca ou Becky e Luke são comparáveis - talvez Blair e Chuck, mas igual não tenho tanta certeza. Nunca me importei com o fato de serem irmãos (tanto que sempre tive minhas duvidas) e acho difícil que alguém que leu, um dia se importou.

O mash-up de romance e aventura é perfeito - e bem mais intenso que nos outros livros. Quando a história começa a se encaminhar para o final, paro para pensar como tudo começou. Boate Pandemônio, um mês atrás, quem lembra? Clary e Jace eram somente Clarissa Fray e Jace Wyland. Que circo que Cassandra armou, hein?

Tenho medo das minhas suposições. Eu não largo spoiller no twitter, só ideias loucas que considero. Agora, se é verdade não me comprometo. Eu tenho ideias loucas que se tornam reais (efeito das 46000 páginas lidas), o que posso fazer? Só dou o prêmio da burrice e dificuldade de enxergar o óbvio para Simon (que depois de tanto xingar, to indo mais com a cara): ele é meio que de fora, estava presente em todas as pistas apresentadas e não se tocou da verdade. Oi?

Isso ficou gigante. De qualquer modo, como era para ser uma trilogia, temos um breve final aqui. City of Fallen Angels, quarto livro, vai dar mais enfoque em Simon e como está lidando com o vampirismo - embora tenha bastante Clary e Jace ainda. Recomendo mil! Perfeito é pouco!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

  • Cidade de Vidro está no Kit Galera Record da Promoção de Natal, junto de Circulo Secreto e Paixão. Já tá participando?

4 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Girlie! Muito em breve pretendo ler Instrumentos Mortais. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ficou ótima a resenha.
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Mas confesso que me chamou bastante atenção.
    Fui muito burra de não ter aproveitado e comprado quando o submarino tava vendendo à preço de banana =(
    beijos
    boa semana.
    claro que estou participando da promo. *_*
    bom feriadooooooo

    ResponderExcluir
  3. Estou completamente louca pra ler esse livro, mas desse mês não passa, isso eu garanto. Acho essa capa incrível, mas vi por aí nas caixas de correio e senti falta do efeito igual o dos outros livros e achei um pouco exagerado todo esse brilho, anyway, a série é incrível. Opa, já estou participando da promoção! (:

    ResponderExcluir
  4. Não leio nenhuma resenha desses livros pq quero ler eles sem spoilers..tive a sorte de ganhar os dois primeiros em uma promoção (eles não chegaram ainda), mas sempre vi falarem muito bem deles...as capas são lindas!!!..espero não me decepcionar!!!!

    bjus

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!