3 de nov de 2011

Até quando o pretinho vai ser básico?

Final de ano vai chegando e os compromissos também. Tem as festas, as formaturas, os casamentos, os aniversários e todos os outros. E qual a ideia geral da nação? Vou de preto! Tanto que os stylists do Esquadrão da Moda internacional colocam o vestido preto básico como uma das dez peças que toda mulher precisa ter no guarda-roupa. Mas quantos dos seus vestidos pretos básicos são realmente básicos?

O vestido preto básico foi criado por Chanel (to bem francesa essa semana, não?) e eternizado por Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo. Mas repare: mesmo esse clássico da moda tinha uma fenda gigante na perna. O menos pode ser mais, porém o vestido mais minimalista que existe só pode ser um tédio. Regras não foram feitas para serem quebradas? Ditados para serem recriados? Desenhos apagados? (Lyndo isso!)
Tem o vestido de babados, o de paetês, e de paetês com babados, o de tule, o de renda, o de renda com tule. Tem os vestidos que misturam texturas, misturam tecidos, mexem com silhueta e assimetria. Claro que o tubinho preto em linhas extremamente retas está lá em alguma arara de qualquer loja. Mas na boa maioria dos casos, você passa dele para o outro com alguns detalhes.

Eu me pergunto o que o tornou atemporal? Na verdade, o que torna cada peça atemporal? A versatilidade, suponho. Vestidos pretos se adaptam a qualquer situação, do cinema de fim de tarde á balada, do happy hour ao casamento. Além de que eles alongam a silhueta, dão ilusão de magreza e ficam bem em qualquer tom de pele.

E na hora do pretinho básico que um acessório ganha ainda mais valor. Um maxi colar com pedrarias coloridas, um sapato de cor forte... Esses dias eu tava dando uma olhada no Lookbook.nu e achei um look com vestido preto e ankle boot de oncinha. É original, ousado e mesmo assim é um glamour contido. Uma jaqueta de couro, um colete jeans, uma camisa estampada: detalhes que fazem seu vestido preto mais simples ser outra peça.

É fato que colocar um tubinho preto com scarpin preto deixa você pronta e bem vestida - mas perde a graça.  A moda está na diversão, na brincadeira com as roupas, na essência criativa de cada look (eu to poética hoje!). Um pouco de irreverencia sempre caí bem - tão bem quanto um vestido preto evasê. Mas que o pretinho básico normalmente não tem nada de básico, ah isso é.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

4 comentários:

  1. já existe uns pretinhos nada básicos. alguns muito bonitos, alguns meio estranhos demais... e eu acho que pretinho nem sempre caem bem... depende do corpo e do corte... asuhusuhasuaus
    beijos
    boa sextaaaaaaaaa *_*

    http://thislovebug.net/macchiato

    ResponderExcluir
  2. Ola!!
    Eu tenho dois vestidos pretos e concordo que as vezes ele não é tão básico, dependendo do acessório e as vezes a qualidade do tecido podem dar um UP no stylo que ele deixa de básico para chick!!A peça é muito versátil e é meu favorito!!!
    Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Vestidos pretos são lindos! E com acessórios legais ficam melhor ainda.
    O look da Leighton Meester é o mais bonito.

    Bjos,
    Verbologia Pink

    ResponderExcluir
  4. Adoro vestido preto..aliás, a maioria dos meus vestidos são pretos e adoro eles, parece que fico com mais corpo e alta.rsrsrs
    Mas gosto de outras cores tb, o importante é que quando eu experimentar eu me sinta bem!

    bjus

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!