1 de out de 2011

Destino

Destino por Ally Condie (Matched #1)


Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.


Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788560280810
Páginas: 238
Comprar

Nós temos tanta liberdade de expressão e escolha, mas estamos fadados a se submeter a  erros. Você escolhe o que fazer, o que vestir, o que comer, o que ler, aonde ir..., mas ainda parece que está indo com certos limites. Então imagine que você nem isso mais pode escolher. Você tem tudo sob controle, ou melhor, A Sociedade está com tudo sob controle por você. Aos 17 anos escolhem seu Par, sua profissão, aos 21 você casa, aos 24 você tem filhos, aos 80 você morre. Fim.

Cassia acabou de completar 17 anos e, consequentemente, tem seu Baile do Par - o momento que a Sociedade anuncia quem é sua alma gêmea, destinada a viver o resto da vida junto. Quando Xander, melhor amigo dela, aparece na tela, Cassia fica eufórica já que é extremamente raro já conhecer seu Par. Ainda mais ser tão próximo quanto ela e Xander são.

Só que ao verificar o Micro-Cartão que continha todas as informações sobre o relacionamento com Xander, a foto que aparece não é de seu melhor amigo, e sim de Ky, outro garoto da Comunidade que está no grupo de amigos de Cassia. E isso, junto da morte de seu avô, mostra á garota que a Sociedade também comete erros, não está rigidamente estruturada. Até que ponto dá pra confiar sua vida á Sociedade?

A nova moda da literatura é distopia! Mundo futuristas, tecnológicos e, pelo que deu pra ver até agora, bem hierárquico. Não é meu estilo preferido, mas eu leio. Destino se encaixa nesse gênero de YA - muitos anos depois de 2011, muitos avanços na saúde, um lugar sem engarrafamento, sem papel, sem chick lit... Imaginou a depressão?

Cassia não podia ser diferente: ela é submetida a escolhas que não faz, a decisões de pessoas que ela não conhece, mas que sabem tudo sobre sua vida. A revolta da protagonista, que é o ponto alto da história, foi bem sutil. As vezes eu esperava mais ação, mais indignação, mais atos revoltosos dela - isso acabou dando uma cansada.

Eu esperava que o triangulo amoroso fosse trabalhado por ambos pontos de vista, ou melhor, pontos de companhia. Mas o que se tem é milhares de momentos cute com o Ky e nada alem do normal ao lado de Xander. Acho que do mesmo modo que a Sociedade tira a direito de escolha dos cidadãos, Ally Condie tira dos leitores. É impossível não preferir Ky - seu jeito misterioso e caladão, isso é profundo!

Xander é meu Par e meu amigo mais intimo, uma das melhores pessoas que conheço. Quando o beijei, foi bom. Me sinto atraída por ele, e presa a ele pelos cordões de milhares de lembranças diferentes.Ky não é meu par, mas talvez pudesse ter sido. Ele é aquele que me ensinou a escrever meu nome, a guardar poemas, a construir uma torre de rochas que parece que vai desabar mas não desaba. Nunca o beijei e não sei se um dia beijarei, mas acho que talvez fosse mais do que bom.
Página 151

Quem gosta de distopia, gostou de Feios (Scott Westerfeld), tem curiosidade com o futuro, não perca tempo e leia Destino. É um bom livro, narrativa contida, enredo interessante. Não é meu tipo, mas gostei.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

4 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Girlie! Já li Destino e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi ..

    Até hoje não li esse livro, mas com tantas opiniões positivas, acho que terei que fazê-lo, até porque, já que tem um enredo interessante, parece ser um livro realmente bom.

    Ótima resenha!

    João Victor
    http://amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. tem gênero bem interessante. gosto bastante da capa... é chamativa e atraente... =x diferente de alguns livros do gênero. eu me apaixonei por feios *_* provavelmente vou amar. uhasuauhsauhshaus
    beijos
    bom sábado

    http://thislovebug.net/macchiato

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!