24 de ago de 2011

O céu está em todo lugar

O céu está em todo lugar por Jandy Nelson


Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda...


Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219374
Páginas: 423
Comprar


Normalmente, quando você termina um livro sabe exatamente a palavra para descrevê-lo. Antes de começar O Céu está em todo lugar, eu apostava que seria um livro lindo (afinal, ganhou 11 prêmios como best seller). Só que a história não me ganhou. É um drama, mas não um drama que faz chorar como Nicholas Sparks. Tem um garoto fofo, mas que não arranca suspiros como Patch ou Jace. Não é doce como um Meg Cabot, nem malicioso como Sophie Kinsella. Alguém me explica como o livro ganhou ONZE prêmios?

Lennie, 17 anos, sempre viveu na sombra da irmã mais velha perfeita e espontânea. Não que ela se importasse com isso. Junto de O Morro dos Ventos Uivantes e clarinete, Bailey era tudo na vida de Lennie. Criadas pela avó e pelo tio Big, foram abandonadas pela mãe e criaram apoio uma na outra. Só que não contavam que numa sexta-feira de abril, Bailey morreria aos 19 anos.

Imersa na tristeza da perda, Lennie começa a se envolver com dois garotos, coisa incomum na sua vida onde o centro era a irmã. Toby era o namorado de Bailey, que sofre junto de Lennie. E também tem Joe, seu substituto na aula de música, com jeito francês e que a faz esquecer completamente a dor. E onde não tinha nenhum, agora são dois completamente irresistíveis. Joe não provoca culpa como seu relacionamento com Toby, mas já falei o quanto esse ultimo é doce?

Resolvi dar uma pausa em romances sobrenaturais. Eu já tava cansada de me apaixonar por Patch's e Jace's da literatura (falando nisso, agora em setembro é o lançamento de Cidade de Vidro - junto com a estréia de Glee e Gossip Girl e as provas do colégio. Joana vai enlouquecer!!). De qualquer modo, O céu está em todo lugar é super elogiado, considerado leitura obrigatória, um romance de tirar o fôlego. Não é um livro ruim. É bonzinho até. Mas a narrativa é enrolada e a protagonista não colabora.

Lennie tem o típico problema de protagonista: lamentações. A garota vive choramingando pelos cantos, lamentando a morte de Bailey. Não vou dizer que é errado, afinal ela perdeu a irmã, mas sua mudança brusca de personalidade é irreal. Em um momento ela é quieta no canto dela e depois, sua irmã morre, e ela se torna a maior galinha. E sabe e admite esse fato, mas não corrige. Ela é indecisa, sem graça e chatinha. Não me convenceu como protagonista.

Os garotos são simpáticos e amigáveis. Veja bem, amigáveis, e não apaixonantes. Toby é o namorado da irmã e Lennie sabe o tempo todo que isso é errado, como uma traição à Bailey. Mas isso não a impede. Em momento nenhum antes da morte dela, algum sentiu algo pelo outro. Depois que ambos sentiram a perda, começaram a se consolar. Para ter uma ideia, eles não se beijavam, "dividiam a tristeza pela boca". WHAT A HELL! Já o Joe era fofo e sedutor com seu sotaque francês e modos europeus - embora nada comparada ao St. Clair. Ele era alegre o tempo todo, contagiava. Não quero influenciar ninguém mas o Joe é a melhor opção.

Esteticamente falando, o livro é LINDO! O material da capa é mais duro e tem costura de Hard Cover internacional. Toda a diagramação na mudança de capítulos, recados escritos pela Lennie é perfeita - as letras são em azul. Sem falar no kit (veio pra vcs também! #todoscomemora) ! A história é boa e recomendo para alguém que gosta de um drama não tão emocionante, mas se vc prefere uma ação e narrativas energizantes, esse livro não é pra você.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

5 comentários:

  1. Gostei da resenha. Mesmo que não seja um livro emocionante é bom só para fugir um pouquinho dos "filosóficos", rs'
    Quero muito poder lê-lo e fiquei power curiosa quando soube que as letras são azuis! :DD
    E eu quero aquele kit!!!!

    Beijinhos, :*
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha. Mesmo que tu não tenhas achado o livro tão bom assim.
    Mas eu ainda quero. Também to precisando dar um tempo de literatura sobrenatural rs

    Beijo
    Amanda
    Amanda's World

    ResponderExcluir
  3. Que triste você não ter gostado do livro =( rs
    As - poucas - resenhas que eu li, foram bastante positivas.
    Eu sempre digo que ler um livro com expectativas é a pior coisa a ser feita, você sempre tem 93% de chance de se decepcionar.
    Eu quero muito ler "O céu está em todo lugar", porque além do kit maravilhoso feito pela Novo Conceito, a estória me agradou e me deixou bastante curiosa.

    Ain, nem me lembre do Jace... Ou do Patch... Ou do St. Clair *suspira*
    hahahahaha

    beeijo ;*

    ResponderExcluir
  4. Ola!!
    Poxa o livro todo lindo, eu pensava que fosse mais envolvente, que pena que vc não gostou. O céu esta em todo lugar, tem opiniões bem diversas, já li resenha super elogiando o livro, outras como a sua que fala que não é lá estas coisas e outras detestando o livro, principalmente por conta da chata e galinha personagem Lennie. Mas enfim como eu sempre digo só lendo para tirar minhas conclusões!!
    Bjos!!!
    http://palavrasproliferas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. É minha leitura atual, cemecei hoje. Tô me esforçando pra gostar... Mas acho que comprei esse livro pela beleza... É lindo demais. Espero que ate o fim ele me agrade.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!