7 de ago de 2011

Não Sou Este Tipo de Garota

Não Sou Este Tipo de Garota por Siobhan Vivian


Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos dóem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer. 


Editora: Novo Conceito Jovem
ISBN: 9788563219381
Páginas: 248
Comprar


Quando recebi um pacote da Novo Conceito essa semana, fiquei toda feliz que meu Beijada por um Anjo 3 tinha chegado. Na verdade, é algo que tenho que trabalhar: sempre que chega um pacote pra mim, eu surto. Vou acabar tendo um ataque cardíaco qualquer dia desses. De qualquer modo, quando abri me deparei com uma caixa rosa, ao invés da preta com amarelo que eu esperava. Não Sou Este Tipo de Garota, lançado dia 1º como o primeiro volume do selo Jovem da editora, tava todo lindo, pedindo para ser devorado. Adoro esse tipo de surpresa, sabe?


Natalie, 18 anos, veterana. Depois de três anos de decisões corretas, liderança, boas ações, notas perfeitas e nenhum garoto (não que se importe com esse fato), ela conseguiu ganhar a confiança da Srta Bee, a professora exigente, ser ouvida pelo diretor e conseguir virar presidente do Conselho Estudantil. Isso sem acumular muitos inimigos. E também não muitos amigos.


Quando Spencer, a garotinha que Natalie foi babá aos 12 anos,vai para a escola onde ela estuda, muitas torres do mundo ultra-feminista da protagonista começam a desmoronar. Spencer cresceu e se tornou o tipo de garota que Natalie mais abomina: que não se importa de ser simplesmente um objeto para os garotos. Um objeto descartável.

Natalie odeia isso, odeia essa concepção machista de garotas como objetos, odeia a falta de poder das mulheres perante a sociedade. Mas o que isso importa? Ela conseguiu ser a número 9 nos retratos de presidentes na biblioteca da escola, sua melhor amiga parece ter superado o passado vergonhoso (na cabeça da Natalie, pelo menos) e Spencer dá ouvidos a ela. Espera ai, dá mesmo?

Eu devorei o livro em dois dias. Tá, ele é bem pequeno, mas levando em consideração que eu passei uma semana com Traições, foi rápido. Confesso que eu estava esperando um livro tão bom quanto Anna e o Beijo Francês,  que é insuperável (meio impossível isso...). Não é nenhum "Stephanie Perkins", mas é ótimo "Siobhan Vivian". Um nome para ficar de olho, aviso!

Todos os personagens são complexos e bem trabalhados. A narrativa é leve e doce, mas intensa. Conseguiu transmitir as sensações da personagem principal detalhadamente sem ficar extenso. Eu simplesmente amei o jeito que Siobhan escreve! Só não posso dizer o mesmo da Natalie.

A protagonista é tão feminista, mas tão feminista, que chega a ser machista. É ao extremo, sabe? Natalie me irritou profundamente com seu "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". As vezes minha vontade era de entrar no livro e dar um simancol para a garota. Ela é crítica demais, a senhorita Perfeição que não enxerga os próprios erros, que não são poucos nem pequenos.

Em compensação, os outros personagens são muito fofos! Spencer, embora precise de um pouco mais de autorrespeito (não vou descordar nisso) é excelente, divertida. Autumn, a melhor amiga, é contida por alguns problemas do passado com garotos (que Natalie adora julgar). Connor é simplesmente encantador!

Amei ter recebido o livro de surpresa um dia após o lançamento. Toda a diagramação é linda, a capa também, e pega direitinho o espirito do livro. A lição de moral que tem subentendida é forte e atual. O tema é atual, basicamente. Uma ótima estreia para esse selo Novo Conceito Jovem que está prometendo!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

20 comentários:

  1. Verdade. Este novo selo da Novo Conceito já vem com tudo! rsrs
    Após "Ana e o Beijo Francês"(que eu aaadorei!), "Não sou este tipo de garota" parece ser mais um grande sucesso. Até agora, só tenho visto bons comentários a respeito e estou loouca para lê-lo. Curto bastante livros que tragam temáticas juvenis, conflitos que nós realmente passamos e que estamos sujeitos a passar.
    Esse kit é tudo de bom. Amei d+!
    Eu queero o meu! hehe

    Parabéns pela resenha, Girlie!
    Beeijo*;
    @BrinaSophie

    ResponderExcluir
  2. Será o próximo que vou ler da Novo Conceito, depois do Palavras envenenadas...
    Adorei a resenha, beijos, Camila - Emoções em Páginas

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Meu livro Jardim de Escuridão está em pré-venda, e para você que é blogueira (o), está com um desconto super especial.

    R$29,90 (Livro autografado + Marcador) + FRETE

    Reserve o seu exemplar!

    http://amormisterioesangue.blogspot.com/2011/08/reserve-ja-o-seu-exemplar-de-jardim-de.html

    Você ainda não conhece a história??? Segue o link do skoob:

    http://skoob.com.br/livro/125048

    E se você for do RJ, o lançamento dele será dia 3 de setembro na Bienal!

    Conto com você lá!

    ResponderExcluir
  4. Aaah, tô louca por esse livro,parece ser realmente bom!

    ResponderExcluir
  5. Ola!!
    parece ser um ótimo livro, com uma literatura leve e fácil de acompanhar, este é o próximo livro na minha lista!!!Também achei lindo esse Kit da Novo Conceito, fala sério a Novo Conceito arrasa nos kits!!!Eu acho que vou gostar da Natalie, já fui feminista a extremo, hj mudei isto.Adoro estes personagens que dão trabalho são tão complexos!!(momento louca!!rsrsr)
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sinopse e da sua resenha!! Menina eu vou ter que te falar para de resenhar assim senão eu vou a falência! Quero comprar todos os livros que você fala bem! Já sou compulsiva com relação a leitura! rs
    Adorei a resenha e quanto ao livro quero ler! Assim com essa leitura light posso descansar um pouco!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa fiquei empolgada com sua narrativa. não esperava que o livro fosse isso tudo que mencionou. Fiquei curiosa e vou ler.

    ResponderExcluir
  8. Super interessante a historia,gostei ainda nao li nenhum livro dessa autora mais amei a historia.

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei do livro, tem muita gente que fala super mal do livro mas acho que porque eu não fui com tanta expectativa. Não é o melhor livro que já li mas também não é o pior. Gostei da sua resenha e da sua forma de expressar sua opinião.

    Beijocas da Deebs

    ResponderExcluir
  10. Quantas vezes vi esse livro em promoção na saraiva e não dei nada por ele... *corta os pulsos*

    ResponderExcluir
  11. mas um daqueles livros em que a capa e o titulo dizem tudo ! parece ser a marca registrada da editora novo conceito ! adorei a resenha ! ansiosa pela leitura !

    ResponderExcluir
  12. preciso ler esse livro! haha Primeiramente, o nome já me chamou bem a atenção né, ameei!
    E essa capa? Já deu pra entender tudo!

    ResponderExcluir
  13. O livro me parece ser muito bom mesmo. Gosto da escrita da Siobhan Vivian, e sei que ela deve ter mandado bem nesse também. Acho legais essas tramas leves, mas que trazem uma "lição de moral" nas entrelinhas. Espero conseguir ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Como super fã de histórias colegiais e personagens feministas, com certeza irei ler essa história, só não sei quando, levando em conta que minha lista está enorme. A história parece ser bem interessante, pois, pra mim, conflitos adolescentes nunca saem da moda. E tenho paixão por coadjuvantes com destaque na história, penso que não me decepcionarei nesse quesito

    ResponderExcluir
  15. A primeira coisa que me chamou atenção neste livro foi a capa. A capa que me fez ter a curiosidade de ler, e achei e história bem interessante, deve ser aquele tipo de leitura que você faz em uma tarde livre...

    ResponderExcluir
  16. Jamais na vida imaginei que eu fosse querer ler esse livro. Mas com sua resenha me apaixonei!! =) estou curiosa para ver pq natalie dá nojo (o excesso de feminismo que vc comentou). Vou ler, certo!

    ResponderExcluir
  17. A resenha de Não Sou Esse Tipo De Garota foi um das primeiras que li, e de primeira me apaixonei pelo livro, ele é meio adolescente e gosto bastante desse gênero, espero lê-lo em breve. Bjos.

    ResponderExcluir
  18. Li esse livro e gostei. A personagem que me irritava era a Spencer. Mas gostei do livro.

    ResponderExcluir
  19. Nao entendi muito bem: ela foi babá do garoto que ela está apaixonada e que irá ficar? Isso faria dela ser (bem) mais velha que ele, mas ok.
    Nao gostei da protagonista ser muito feminista, mulheres assim sao mto chatas e nao aproveitam direito a vida. Mas, deve ser essa liçao do livro: seja menos chata e curta mais a vida!

    ResponderExcluir
  20. Feminismo não é comigo, a personagem principal não parece ser do tipo que eu goste, mas p enredo não é dos piores. Quem sabe eu de uma chance pra ele graças a sua resenha.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!