1 de jun de 2011

Um Amor Para Recordar

Um Amor para Recordar por Nicholas Sparks


Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.


Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219268
Páginas: 184
Comprar

Eu acho que já falei por aqui, mas principalmente quem me segue no twitter (se ainda não segue, vai lá: @GirliePoderosa) viu que comentei que estava com medo de me decepcionar com o livro. Eu simplesmente amei o filme (que eu resenhei aqui, lembra?) e o livro deveria ser no mínimo dos mínimos perfeito! Talvez tenha alguma coisa a ver com eu amar Pretty Little Liars e não colocar Maldosas em um pedestal. Talvez saber o final. Talvez ser somente 184 páginas para desenvolver uma história daquele porte. A unica coisa que sei é que depositei confiança e esperança demais. Demais mesmo.

A vida de Landon Carter mudou drasticamente qd ele tinha somente 17 anos. Com 57, ele conta o que aconteceu naquele ano que transformou-o. Ele nunca fez coisas mt erradas (a não ser comer amendoim no cemitério) para ser considerado bad boy, mas mesmo assim tds na cidade de Beaufort o consideram um. O pai, um famoso político, o obriga a se candidatar para presidente do grêmio estudantil, já que não tinha extracurriculares bons para entrar em uma faculdade. Quando é eleito, e tem que ir ao baile em homenagem aos ex-alunos, de preferência acompanhado, a unica opção que resta é convidar Jamie Sullivan.

Jamie Sullivan é filha unica do principal pastor da cidade. Uma garota quieta, que ajuda tudo e todos, que usa um único blusão marrom, o cabelo sempre preso em um coque e nunca larga da Bíblia, que está sempre na mochila. Quando ele a leva ao baile, e passam boa parte da noite limpando vômito (eca) da ex de Landon no banheiro - e mesmo dps ela não reclama e diz que adora a noite: Ela é mais atípica do que ele imaginava. Ele estava no clube de teatro da escola.  Na peça de natal, ela seria o anjo. Ele, o ator principal. Ele não podia se apaixonar por ela. Ele se apaixona por ela.

Olha, só revelei essa ultima parte para ficar com uma sonoridade legal e pq é um tanto previsivel. Mas se eu realmente tentasse evitar spoiller, metade da sinopse ia ficar de fora. SÃO SOMENTE 184 PÁGINAS! Como uma história tão perfeita e comovente poderia ser narrada em 184 páginas, poxa! Não pode, fosse 244 - o que houve com Mr. Sparks?

O livro chegou ontem e na mesma hora comecei a ler - nunca tinha deixado um livro inacabado para ler outro! Quer a opinião sincera? Prefiro o filme. E não é só por que a capa é com o Shane West. Por eu já conhecer a história, já ter derramado milhares de lágrimas pelo Jadon (Jamie+Landon), achei os dois tão diferentes - tantas coisas fofas que tem no filme, que não aparecem no livro... Não me entenda mal, eu adorei o livro. É mt bom. Mas não é excelente como foi A Ultima Música, por exemplo.

Chega a ser um pouco engraçado. O Landon é irônico (sim, o livro é em primeira pessoa \õ/), e de um jeito divertido. Claro que não é aquelas gargalhadas a la Sophie Kinsela - mas tem uns hahaha's de vez em quando.

O Landon alerta: "No inicio você vai sorrir e, depois, chorar". Eu passei uma parte do livro com um sorriso bobo, verdade. Mas não chorei - e olha que eu tentei. A trilha sonora foi basicamente Get it Right e Pretending.

Enfim, se você ainda não viu o filme - leia o livro antes! Só depois vc vê aquela coisa lindo do Shane West. Garanto que assim você vai gostar do livro mt mais do que eu. De qualquer modo, você TEM QUE LER!

PS: Quando o post chegar em um número razoável de comentários (no mínimo 5) vou colocar o sorteio do kit liiiiiiiiindo que a Novo Conceito enviou.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

7 comentários:

  1. Eu gosto da música deste filme!
    Já usei ela por um tempo como toque de celular.. rs
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola!!!
    Eu sou apaixonada pelo filme, choro todas as vezes na mesma parte!!!rsrsrsrs
    Eu só li Querido John do Sparks e confesso que me apaixonei pela narrativa do autor. Eu então vou criar muitas expectativas, pq parece que foi isso que te decepcionou. mas enfim temos sempre o filme para RECORDAR!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi! :D (Primeiro, obrigada mesmo pelo seu comentário no meu post, eu amoo o seu blog e seu comentário pra mim foi tipo AHHH *-* kkk)
    Eu nunca assisti o filme (apesar de ter o DVD aqui em casa kk) sempre por falta de tempo D: mas vou seguir o seu conselho e vou ler o livro primeiro.
    Parabéns pela resenha e pelo blog! E obrigada por comentar no meu blog *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi!!
    Eu também recebi esse livro da Novo Conceito para resenha, mas ainda não li! Como também não vi o filme, talvez eu tenha uma impressão diferente quando ler. ^^
    Ótima resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler o livro, mas poxa, 184 páginas? :( Não dá nem tempo de se envolver com a história rs. Eu adoro o filme, embora seja um tanto clichê, o garoto popular que se apaixona pela garota sem graça. Mas o jeito como o Landon se transforma e o final do filme... É lindo. Gosto demais. Sempre quando vejo o filme antes de ler o livro, fico com medo de me decepcionar também. Acho que é normal né?

    ResponderExcluir
  6. Não achei que o livro e o filme tenham muita coisa em comum, embora a base da história seja a mesma. Eu era apaixonada pelo filme, e agora me apaixonei pelo livro, pois como sempre, o livro é muito melhor que o filme. Recomendo.

    ResponderExcluir
  7. Eu amo o filme, chorei e me emocionei super com ele. Li o livro esse ano e foi uma verdadeira decepção. Concordo plenamente com sua resenha, fiquei sentindo falta de vários momentos fofos que estavam no livro...

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!