26 de mai de 2011

O Poder do Fogo

O Poder do Fogo por Khêder Henrique


“Você já pensou em possuir o Poder do Fogo?” O Grande Teste – uma série de provas práticas e teóricas realizadas para definir o rumo profissional de um estudante – será realizado dentro de um mês em Diaspos, uma vila rural que fica ao sudeste do mítico continente de Myruna. Todos os jovens estão empolgadíssimos com a aproximação desse evento. Menos Kiara Ancessus. Entretanto, tudo pode mudar quando o forasteiro Lucius Veniaga chega ao vilarejo com o desejo de estudar com a misteriosa Elemiah Mirone, uma elementar aposentada. Os elementares são indivíduos com habilidades únicas e fascinantes, tais como manipular os elementos da natureza conforme sua vontade. Dividida entre o desejo de agradar a seus familiares e a vontade de encontrar uma atividade na qual sinta prazer e desenvoltura em desempenhar, Kiara iniciará uma jornada de aventuras e descobertas onde enfrentará surpreendentes desafios.


Editora: Novo Século
ISBN: 9788576794257
Páginas: 240
Comprar

O maior contato que tive com elementos foi em House of Night, o que não é algo mt aprofundado, já que o grande foco é em vampiros (antes da série se perder, pelo menos), então eu tinha grandes expectativas qt O Poder do Fogo. Embora eu ame livros de vampiros e anjos, mitologias diferentes e não tão exploradas são sempre uma boa opção. Peraí, são?

Kiara não tem dom para trabalhos artesanais, fazer espadas não é com ela, ser amazona tb não é uma das suas qualidades e ela não quer seguir a carreira do pai e cuidar da fazenda da família. Viajar para continuar estudando não era opção, sua família (o pai e o avô) não tinham recursos para tal. Isso até chegar no povoado de Diaspos, Lucius, um garoto que viajou quilômetros para encontrar Elemiah, uma famosa elementar do lugar. Elementares são pessoas que dominam os elementos (agua, fogo, terra, ar e suas variações: luz, sombra...).

Disposto a seguir nessa carreira, Lucius convence Kiara a se tornar aprendiz de elementar junto com ele, já que Elemiah não aceita um único aluno. Durante 18 meses, morando na torre de pedra da elementar, se envolvendo em aventuras e problemas...

O livro tinha tudo para ser uma daquelas histórias instigantes, inovadoras, que te tira o ar e não te deixam fazer outra coisa até devorar o livro. A história tem ótimos elementos (to adorando os meus trocadilhos!), personagens bastante interessantes, um campo gigante de rumos que a narrativa podia ir. E foi? O autor não soube se aproveitar dessas características. Sim, O Poder do Fogo tem bastante aventuras, deixa alguns mistérios aqui e ali - mas é isso, a história fica presa em dois, três capítulos em uma unica cena. E aquele aprofundamento na mitologia dos elementos não é nada fora do comum, que vc ainda não saiba.

Os capítulos tem uma média de vinte páginas, o que normalmente me irrita, mas dessa vez eu gostei, foi bastante útil. Já expliquei que estou em provas e o tempo para ler diminui bastante, então me limitei em dois capítulos por dia, o que fez a leitura render e ser mais rápida.

Como eu já disse, os personagens são bastante promissores: Lucius é uma espécie de Hermione e Elemiah, embora pareça com a bruxa má do oeste, não é tão horrível. Kiara, não me lembrou nenhum personagem em especial - ela não tem aquelas características típicas, mas isso não faz dela alguem espetacular.

O livro deixa os gancho para um segundo volume, algumas perguntas sem respostas, curiosidade no ar e uma nova aventura em vista. O livro é bom! Melhor que razoável, mas não é espetacular. Uma leitura legal, interessante, mas não perfeita.

Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

3 comentários:

  1. Ola
    eu nunca li nenhum livro sobre elementos, só comecei marcada mas nem cheguei nesta parte, não sei porque, mas quando fala em elementos só me vem a cabeça o desenho de O capitão planeta!!rsrssrrssr
    Gostei da resnha tenho curiosidade de ler, mas não tão empolgada, rntão vai demorar um pouco.
    Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  2. minha prima ta lendo esse livro. ta achando legal pq tem influencia de mitologia grega, rpg e mangá. to curiosa pra ler pq gosto de livros sobre elementos...bjs

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que esse livro era sobre isso, tava pensando em outra coisa quando li um título, rs. Quando comecei a ler a sinopse, não parei de pensar no filme O Último Mestre do Ar, a história não é nada parecida, mas tem a ver com elementos! A leitura parece ser boa mesmo, fiquei curiosa pra ler :)

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!