20 de abr de 2011

Paixão e Liberdade

Paixão e Liberdade por Flavia Cristina Simonelli

Pode um reencontro com o passado promover mudanças no presente? Quando duas amigas se reencontram após 20 anos, não são as mesmas pessoas, definitivamente. Mas os fantasmas do que já foram se misturam com os novos personagens em que se transformaram, provocando desconforto, assombro, desconcerto. Camila, uma jovem executiva que tinha tudo para fazer uma carreira brilhante em Marketing, acaba por tomar rumos completamente inusitados, em um país distante da Europa, onde vai conhecer a origem das dores do amor e da incompreensão. Já Isabel, sem tantas ambições profissionais, mas que desde cedo buscou viver com intensidade as emoções proporcionadas pelo amor, passou por duas relações importantes, que resultaram em uma viuvez e uma separação.

Editora: Novo Século
ISBN: 9788576793304
Páginas: 180
Comprar

Eu precisava de algo bem real. Uma folga de seres mitológicos, mitos, anjos, vampiros, lobisomens... E de preferência, século XXI e com poucas páginas. Fui direto a Paixão e Liberdade da Flavia Cristina Simonelli.

Isabel e Camila eram BFFs nos tempos de faculdade, mas dps da formatura vão perdendo o contato e acabam parando de se falar, cada uma seguindo seu caminho. Enquanto Isabel foca em ter uma família, é mãe, ficou viuva, casou de novo, se separou (e se apaixona com facilidade), Camila é profissional, tem carreira brilhante e acesso a presidência da empresa (acesso até demais). Só que ela acaba se envolvendo com coisas - e pessoas - que não deveria, colocando numa situação no mínimo assustadora sendo que o único fantasma que a atormenta é de seu passado. Em busca de esquecer, ela parte para a Europa, numa vida completamente diferente do que estava acostumada.

O livro é praticamente todo contando as histórias das duas amigas. E não pense que por isso ele é tediante - a leitura flui, já que a vida das personagens tem bastante emoção.

Paixão e Liberdade é narrado em primeira pessoa por Isabel, que não tem mania de perseguição (principal problema das protagonistas literárias). O unica coisa que me incomodou (bastante) na personagem é a mania da busca da felicidade. Deixe-me explicar antes de me apedrejar - vou ter que ser bem filosófica agora. Hoje em dia, é impressionante o qt as pessoas buscam ser felizes. É o seu objetivo de vida, e acaba virando uma obsessão frustrada. Isabel seguido perguntava para os outros "Você é feliz?". Pelo livro ser nacional, não podia culpar a tradutora por problemas com o verbo to be. Entre "ser feliz" e "estar feliz" tem bastante diferença. As pessoas não conseguem ser felizes o tempo todo (mas não apresentam dificuldade em serem tristes o tempo todo). Perguntar se a pessoa é feliz é burrice - vc não quer ouvir a resposta de verdade do mesmo modo que qd se pergunta se está tudo bem!!! Tá, mas já me deti demais nisso, então Isabel darling, aprenda a trocar o ser pelo estar - ou vai pra um lugar que fale inglês!

Esse é um livro pequeno e q vai te fazer refletir. Alem disso, ele deixa uma pergunta no final, que bom, vai ficar sem reposta mesmo - ou então como foi citado, o leitor decide. E, bem, eu preferi o lado trágico para dar mais emoção.

Bjs,
Para vc q me ama, Girlie Poderosa

4 comentários:

  1. Fico feliz em ver novos autores brasileiros ganhando espaço :)
    Só leio comentários positivos sobre esse livro. Apesar de não ser do meu estilo, se tiver oportunidade pretendo lê-lo.
    Beeeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Girlie! Estou ansiosa para ler Paixão e Liberdade. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Girlie! Adorei a resenha, e quando li o livro vivi totalmente a história das duas. É muito bom ver que os autores nacionais estão se superando!

    myevery-thing.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ola!!
    é ha´tempos quero ler este livro e estou tentando ganhar numa promo!!!!!rsrsrsr
    Enfim, acho a temática de duas melhores amigas totalmente diferentes, vivendo suas vidas de modo particular delas próprias, muito interessante. Creio que seja um livro que puxa o leitor para realidade:Terra, Brasil!!!rssrrs

    Bjos!!!

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!